22 de outubro de 2015        

Tereza Campello defende maior protagonismo de usuários do Suas
Na abertura da XI Conferência de Assistência Social de Pernambuco, ministra também destacou a importância dos indicadores

Foto: Ubirajara Machado/MDS


Brasília - Brasília – Estimular maior participação dos usuários na formulação de diretrizes para o plano decenal 2016-2026 do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e promover maior produção e aferição de indicadores foram as prioridades destacadas pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, na quarta-feira (21), durante a abertura da XI Conferência de Assistência Social de Pernambuco, em Olinda.

“Nossas conquistas não são fruto do acaso, mas de muito trabalho e esforço coletivo. E precisamos apresentar os resultados, que não pode ser medido por obras e, sim, pela qualidade dos serviços públicos que prestamos”, destacou a ministra. “A assistência social não é caridade, filantropia. É a porta de entrada para a garantia integral de direitos aos cidadãos, tais como assistência à saúde, à educação, à tarifa social de energia e ao Programa Minha Casa Minha Vida.”

Para alcançar as metas que serão pactuadas para o plano, a ministra defende abertura ainda maior à participação da população que usa os serviços do Suas, para aprimorar o atendimento, aperfeiçoando a gestão e consolidando o sistema. “Isso é essencial para o fortalecimento de nossas políticas sociais.”

A representante do Fórum Nacional dos Usuários do Suas, Rosângela Santos, destaca que a proposta da ministra vem ao encontro dos anseios dos usuários. “Nossa luta é pela implementação de fóruns estaduais e municipais, justamente para ampliar a participação dos usuários de forma qualificada, com a gente falando pela gente, tendo vez na política de assistência social, especialmente os povos indígenas, ribeirinhos, as comunidades tradicionais e a população em situação de rua. Para isso, temos a parceria da secretaria nacional de Assistência Social, que garante a nossa presença nos estados e nos apoia nessa articulação por um maior empoderamento do usuário, para que ele entenda os benefícios da assistência como um direito, não como um favor.”

Desde a criação, em 2005, do Sistema Único de Assistência Social (Suas) formou-se uma rede com mais de 600 mil trabalhadores, em mais de 10 mil equipamentos implantados em todos os municípios brasileiros, para atender a população mais pobre.

Acesse o álbum da XI Conferência de Assistência Social de Pernambuco

Regulamentação – O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Isaltino Nascimento, apresentou um anteprojeto de lei para criação e regulamentação do Suas Estadual. A proposta, nos próximos 15 dias, estará aberta a sugestões e ajustes dos conselheiros do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). Passado esse período, o anteprojeto será entregue ao governador pernambucano, Paulo Câmara, para que este o encaminhe para votação e aprovação na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O secretário também comunicou a preparação, em conjunto com entidades e representantes da Assistência Social, de uma moção a ser entregue à Camara Federal repudiando a proposta de redução de R$ 10 bilhões do orçamento previsto para o Bolsa Família em 2016. “As políticas sociais existem para que promovamos avanços com elas, ampliando suas ações e alcance, e não retrocessos, com retorno da exclusão.”

Participam da XI Conferência de Assistência Social de Pernambuco 786 delegados eleitos nas conferências preparatórias realizadas em todos os 184 municípios do estado, além de trabalhadores e usuários do Suas e entidades ligadas à assistência social. Nesta quinta-feira (22), serão escolhidas 20 propostas prioritárias para implementação no Suas do estado. Outras 15 propostas, para implementação em âmbito nacional, serão apresentadas pelos 52 delegados que serão eleitos para representar Pernambuco na 10ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de dezembro, em Brasília.

Foto: Bruno Spada/MDS

Alimentos saudáveis na mesa dos brasileiros são desafio para os próximos anos


Durante reunião da Caisan, secretário Arnoldo de Campos reforçou necessidade de se intensificar o debate na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Leia mais »

Foto: Ubirajara Machado/MDS

“É uma semente boa e ligeira”


Marinei Maria dos Santos foi beneficiada com sementes de milho, por meio da modalidade Aquisição de Sementes do Programa de Aquisição de Alimentos. Moradora da comunidade quilombola Tapuio, no Piauí, ela já conseguiu produzir suas próprias sementes.

Leia mais »

Representantes do governo federal, da Prefeitura do Rio, de organizações da sociedade civil e do setor privado firmaram os primeiros compromissos para a campanha Brasil Saudável e Sustentável, que será lançada em fevereiro de 2016. Leia mais aqui.


- Campanha Mais Orgânicos do Idec
- TVE Debate - Segurança alimentar
- Menos agrotóxico, mais agroecologia e mais qualidade de vida nos assentamentos da reforma agrária!
- Circuito Carioca de Feiras Orgânicas - SEDES



Foto: Divulgação

Dica de cinema que @limenta


Para quem é de São Paulo, uma dica de cinema imperdível! Amanhã, sexta-feira (23/10) às 19h, no CineSesc, primeira exibição brasileira do filme Tigers que fala sobre o marketing abusivo das empresas que querem vender fórmulas infantis a todo custo e as consequências negativas na saúde da população. O filme conta a história de Ayan, um jovem recém-casado que vende remédios produzidos no Paquistão para farmácias e médicos locais. A mulher de Ayan o encoraja

a tentar um emprego na multinacional Lasta e ele é contratado. Logo, seu charme natural o transforma em uma pequena estrela e a empresa expande suas responsabilidades. Um dia, porém, Ayan fica arrasado ao testemunhar o que vender fórmulas infantis pode significar. Chocado, ele decide desafiar o sistema.

A Ibfan (International Baby Food Action Network), uma breve fala antes da exibição do filme. A Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar é uma rede formada por mais de 270 grupos de ativistas espalhados por cerca de 168 países e que atua há mais de 30 anos para a melhoria da nutrição e saúde infantis. Vale muito!

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome


Tereza Campello destaca avanços do Bolsa Família nos últimos 12 anos


No programa Cenas do Brasil, ministra ressaltou os resultados de educação e saúde do programa.

Leia mais »

Rafael Zart/MDS


Bolsa Família reduz índices de pobreza e é referência internacional


Saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome da ONU e premiação da Associação Internacional de Seguridade Social são algumas das conquistas do programa nos últimos anos.

Leia mais »


Combate à pobreza com tecnologia de ponta


Beneficiários acessam informações do Bolsa Família pelo celular. Aplicativo facilita o dia a dia das famílias.

Leia mais »



Compartilhe a verdade!


O MDS produziu várias imagens com as principais conquistas do Bolsa Família.

Confira e compartilhe nas redes sociais »

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome