01 de outubro de 2015        

Dia do Idoso: “O Centro de Convivência mudou a minha vida”

A assistência social desenvolve atividades que contribuem para o fortalecimento dos vínculos familiares e para o convívio comunitário. O BPC e a Carteira do Idoso também beneficiam idosos

Foto: Divulgação

Coral com idosos do Centro de Convivência Tia Nega, em Três Lagoas (MS)

O Centro de Convivência Tia Nega, em Três Lagoas (MS), mudou a vida de Aladir dos Santos Rocha, 71 anos. Ela trabalhou a vida toda como costureira, mas logo percebeu que precisava aproveitar mais a vida. “O Centro mudou a minha vida. Faço bordado, pintura, ginástica, caminhada, hidroginástica, coral e dança. Agora estou vivendo de verdade”.

Aladir está entre os 400 idosos atendidos nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município. Ela conta que chegou ao Centro como professora de corte e costura. “Dei aula por um ano. Depois eu passei a ser aluna. Adoro tudo o que nós fazemos lá, os funcionários são ótimos e eu fiz muitas amizades”.

Ofertado pelos Cras e Centros de Convivência, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é continuado e ajuda a prevenir as situações de risco social. Na oferta para idosos, o serviço tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam para o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, para o fortalecimento dos vínculos familiares e para o convívio comunitário.

Segundo a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda de Castro, o serviço de convivência, além de ter idosos sozinhos, tem grupos intergeracionais. “O serviço é importante porque ele oferece para a pessoa idosa o sentimento de continuar pertencente a uma comunidade, ou seja, desperta nele o desejo de continuar vivendo, mesmo que às vezes as culturas sejam totalmente diferentes”, explica Ieda.

Atualmente, 5.038 municípios recebem cofinanciamento federal para a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O serviço tem 11 situações que estabelecem o público prioritário, como, por exemplo, situação de isolamento e situação com vivência de violência e negligência. Segundo o Censo Suas, existem hoje 7.882 Centros de Convivência em todo o país.

Para a secretária de Assistência Social de Três Lagoas, Maria Lúcia Firmino, o trabalhado realizado no município fortalece os vínculos entre as famílias e a comunidade. “Além das várias oficinas, nós oferecemos palestras e outras ações em conjunto com a rede de saúde, educação e previdência social. Os idosos ganham voz e as pessoas têm tempo e paciência para ouvir e acolher todos eles”, explica.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é apenas uma das oportunidades que os idosos podem encontrar nos Cras. Nas unidades, eles ainda recebem informações sobre como se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal para participar de vários programas sociais, como o Bolsa Família.

BPC - A assistência social também garante que o idoso receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Aladir está entre os 1,9 mil idosos em todo o país que recebem o beneficio mensalmente. “Quando comecei a receber esse dinheiro, eu pude parar de costurar. Agora costuro de vez em quando, só para os conhecidos”, conta.

O BPC é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que garante a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de serem sustentados pela família.

Os idosos com mais de 60 anos também podem solicitar o Cartão do Idoso no Cras de seu município. O benefício está assegurado no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), e com o documento, os idosos com renda individual inferior a dois salários mínimos podem adquirir passagens interestaduais gratuitamente – dependendo da quantidade de vagas – ou com desconto de, no mínimo, 50%.

Pelas nossas redes sociais é possível interagir e saber das novidades do MDS. Siga o @mdscomunicacao no Twitter e curta a página MDSComunicacao no Facebook. Esperamos ter a sua participação!

Foto: Sergio Amaral/MDS

Censo Suas 2015: Gestores devem ficar atentos ao novo calendário


Coordenadores dos Centros de Convivência devem enviar os dados a partir da próxima segunda-feira (5)

Leia mais »


Pesquisa nacional retrata entidades privadas de assistência social no Brasil


Estudo do IBGE destaca a prevalência na oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
Leia mais »


CNAS vai premiar experiências de sucesso de controle social das políticas públicas


Conselhos estaduais e municipais de assistência social e entidades têm até o dia 28 de outubro para inscreverem boas práticas

Leia mais »

Foto: Ubirajara Machado/MDS

Participação social no Sistema Único de Assistência Social é regulamentada


Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social institucionaliza as formas dos usuários contribuírem para a melhoria da política de assistência social

Leia mais »


MDS certifica 90 entidades da assistência social


O Cebas isenta as entidades de contribuição à seguridade e garante prioridade na celebração de convênios com os governos federal, estaduais e municipais

Leia mais »

Foto: Ana Nascimento/MDS

Crianças e jovens de baixa renda da Bahia aprendem música gratuitamente


Criado em 2007, programa Neojiba é porta de entrada para programas sociais do governo federal

Leia mais »

Foto: Assembleia Legislativa do Ceará

Suas é tema de audiência pública em Fortaleza


Debate discute os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social no Ceará

Leia mais »

Foto: Ubirajara Machado/MDS

Atualização do Cadastro Único é importante para a garantia dos benefícios sociais


Banco de dados é ferramenta fundamental para conhecer a realidade das famílias e a implementação de políticas públicas específicas

Leia mais »


Teleconferência discute direitos de pessoas com deficiência


A secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, fala sobre o direito de pessoas com deficiência à assistência social

Assista »


Participe do Dialoga Brasil


A Assistência Social é um direito de todo cidadão que dela necessitar, e que está organizada por meio do Suas. Tem ideias pra melhorar essa política? Faça sua proposta ou vote em outras que já estão publicadas

Leia mais »

Eventos de outubro

Dia 2 – Encontro Estadual das Ações Estratégicas do PETI 2015 no Piauí
Dia 5 – Teleconferência sobre Trabalho Social com Famílias
Dia 7 – Conferência Estadual de São Paulo
Dia 7 - Conferência Estadual do Rio de Janeiro
Dia 7 – Conferência Estadual do Ceará
Dia 7 – Conferência Estadual de Roraima
Dia 7 – Conferência Estadual do Paraná
Dia 7 – V Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, em São Paulo
Dia 8 – Conferência Estadual do Rio Grande do Norte
Dia 8 – Conferência Estadual do Acre
Dia 8 – Conferência Estadual de Alagoas

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR INFOSUAS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome