MDS repassa R$ 203 milhões para investimento em creches
Prefeituras podem aplicar recursos em manutenção e desenvolvimento da educação infantil
para garantir cuidado integral e segurança alimentar das crianças


Sérgio Amaral/MDS

Brasília, 23 – O Brasil tem um grande desafio na educação. Uma das metas do Plano Nacional de Educação estabelece que, em 2024, 50% das crianças de 0 a 48 meses estejam matriculadas em creches e que a diferença de cobertura entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres não seja superior a 10%.

Para apoiar que as gestões municipais ampliem as vagas e melhorem o atendimento em creches às crianças em situação de pobreza, o govervno federal criou em 2012, por meio do Plano Brasil Sem Miséria, a Ação Brasil Carinhoso – Creches. Por meio dela, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassa recursos para despesas de manutenção e desenvolvimento da educação infantil, a fim de garantir o cuidado integral e a segurança alimentar e nutricional das crianças.

Na segunda-feira (22), o MDS liberou R$ 203 milhões para 2,7 mil municípios investirem nas creches. “Com a ação de estímulo às prefeituras, o número de crianças do Bolsa Família nas escolas aumentou em 35%”, explica o diretor de Programas do MDS, Rafael Mafra. Em 2014, 636,7 mil das crianças que são o público-alvo da Ação estavam matriculadas em creches e outras 71 mil na pré-escola.


Em Fortaleza, o Centro de Educação Infantil Maria de Carvalho Martins usa os recursos do Brasil Carinhoso para comprar produtos de higiene, fraldas descartáveis, colchonetes, lençóis, toalhas e brinquedos pedagógicos. A verba também é usada para reforçar a alimentação das 170 crianças atendidas em período integral, que fazem cinco refeições diárias.


Para a coordenadora pedagógica Danielly Maia, que atua na área de educação há dez anos, a creche deve ter espaço e material adequado. “O programa é fundamental para o bom desenvolvimento e aprendizagem. Não consigo imaginar a creche sem o recurso do Brasil Carinhoso. Seria muito difícil.”

Neste ano, as creches da capital cearense também receberão livros adequados para cada faixa etária. “Esse é outro ganho significativo que o programa nos trouxe. O Brasil Carinhoso fortalece e dá condições para que esse atendimento seja de qualidade”, ressalta a gerente da Célula de Apoio à Gestão da Educação Infantil da secretaria municipal de Educação, Simone Calandrine.

Adequação – Na cidade do Rio de Janeiro, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Samira Pires investe na compra de livros. Lá, são atendidas 235 crianças de 0 a 5 anos, em período integral. “O Brasil Carinhoso nos dá a opção de comprar material voltado para o desenvolvimento das crianças. Muitos não têm a mesma oportunidade em casa. Com um ano de atendimento percebemos a mudança na criança”, destaca a diretora Silmara Muller.

Na área de educação há mais de 25 anos, Silmara reconhece a importância da ação. “Ter todo esse material de apoio e de qualidade, voltado para o desenvolvimento infantil e respeitando a faixa etária, era muito difícil. Não tínhamos condições de comprar. Agora temos meios para promover a melhoria na educação.”

Fabíola Farias, da gerência de Educação Infantil da secretaria municipal de Educação, explica que os recursos são essenciais para aquisição de materiais que, na maioria das vezes, são caros para a unidade comprar. “O Brasil Carinhoso nos deu essa oportunidade e melhorou muito a qualidade do ensino”, afirma. A partir desse ano, as unidades na capital fluminense também vão adquirir fraldas descartáveis. “Nem sempre as famílias conseguem mandar o quantitativo que é necessário. Muitos não têm condições financeiras para arcar com essa despesa.”

Mudanças – Em 2015, a Ação Brasil Carinhoso sofreu modificações importantes, que reforçam a importância das prefeituras ampliarem as vagas para as crianças de baixa renda. Para ampliar as matrículas de crianças do Bolsa Família em creches, o governo federal criou um critério para o repasse dos recursos que leva em conta a ampliação no número de beneficiários ou a cobertura municipal de matrículas nos 2 anos anteriores. E para induzir o planejamento municipal para a utilização do recurso, agora também é descontado o saldo em conta referente aos repasses dos anos anteriores.

Saiba mais:

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BS".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome