Your browser does not support JavaScript! 
0800 707 2003
0800 707 2003

Ir para o conteúdo. Ir para a navegação

Imagem
Home > Sala de Imprensa > Notícias > 2012 > Março > Portal do MDS oferece cursos a distância para gestores e técnicos
Imagem

Portal do MDS oferece cursos a distância para gestores e técnicos

06/03/2012 10:10

Os focos principais são o Bolsa Família e o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Nova turmas são abertas periodicamente, conforme a demanda

Brasília, 6 – Resultado do esforço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para promover capacitação a distância, o Portal EaD superou as expectativas e já registrou 5.602 inscritos nos cursos oferecidos para este ano. Além do mais, registrou 3 mil acessos ao campo sobre desligamento voluntário – retorno garantido. Os cursos se destinam a gestores e técnicos municipais e estaduais e abordam basicamente o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Programa Bolsa Família.

A assessora do gabinete da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Renata Amorim, responsável pelas ações de capacitação, diz que o objetivo do Portal EaD é disseminar conhecimento sobre o Cadastro Único e o Bolsa Família, além de criar um espaço virtual que proporcione troca de experiências entre gestores e técnicos de todo o país.

“Todos os cursos e tutoriais são elaborados em conjunto com a área responsável pelo tema. Além disso, na última semana de aulas promovemos um fórum, onde um representante da área permanece on-line, respondendo às perguntas, que depois serão disponibilizadas na biblioteca virtual”, explica. Com o portal, o governo melhora o diálogo com estados e municípios.

Atualmente, o sistema mantém inscrições abertas para o curso sobre o Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), com carga horária de 20 horas/aula. Até o momento, dos mais de 1,1 mil participantes inscritos nas duas turmas, 554 já concluíram os estudos. As turmas estão previstas até o final do primeiro semestre.

Todos os gestores e técnicos com perfil atualizado no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) já possuem CPF ativo no Portal EaD e precisam apenas complementar o cadastro. Caso encontrem algum problema ou o cadastro não seja localizado, é necessário entrar em contato com a equipe da EaD, pelo e-mail suporte.ead@mds.gov.br, orienta Renata.

Além disso, para fazer qualquer um dos cursos, é necessário que o aluno passe pelo módulo de ambientação, que fornece orientações básicas sobre a plataforma e sobre o sistema de ensino a distância, explica.

Demanda – As turmas são abertas periodicamente, conforme a demanda das inscrições. O aluno tem um calendário com data de início e término da turma, mas há flexibilidade para acessar o sistema nos dias e horários melhores para cada um. Também são disponibilizados na biblioteca virtual documentos que enriquecem o processo de aprendizagem.

Em breve, serão lançados cursos sobre o Sistema de Condicionalidades (Sicon), o Índice de Gestão Descentralizada Estadual (IGD-E), o SIGPBF e operacionalização do Programa Bolsa Família, entre outros.

O Portal EaD pode ser acessado no endereço http://www.mds.gov.br/ead/.

Fernanda Lattarulo
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Ações do documento
MDS.gov.br
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Licitaçs e Contratos Certificaçço Editais Sesan Destaques Selo Transparêia Púa
Imagem