Your browser does not support JavaScript! 
0800 707 2003
0800 707 2003

Ir para o conteúdo. Ir para a navegação

Imagem
Home > Sala de Imprensa > Notícias > 2012 > Fevereiro > Em parceria com o Pronatec, Fortaleza e Uberaba abrem cursos de capacitação profissional
Imagem

Em parceria com o Pronatec, Fortaleza e Uberaba abrem cursos de capacitação profissional

13/02/2012 15:10

Na capital cearense, as inscrições podem ser feitas até 24 deste mês. Em Uberaba, o prazo termina dia 27. Iniciativas fazem parte do Brasil Sem Miséria

Brasília, 13 – Até o fim deste mês, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, com idade entre 18 anos e 59 anos, podem se inscrever em um dos cursos de capacitação profissional oferecidos em Fortaleza e no município mineiro de Uberaba. As iniciativas fazem parte de uma das estratégias do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como público alvo todos os inscritos no Cadastro Único, preferencialmente os extremamente pobres ou beneficiários do Bolsa Família. A meta do Plano Brasil Sem Miséria é superar a extrema pobreza.

O diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Müller, diz que assim como o Ceará e Minas Gerais, outros estados aderiram à parceria com o governo federal. “Hoje, o Pronatec já alcançou 187 municípios em todo o país. São iniciativas de governos que se empenharam em capacitar a mão de obra local para atender a necessidade de seu município. Até o final deste ano, pretendemos alcançar a meta de 230 mil vagas em todo o Brasil.”

Os alunos do Pronatec têm as despesas com transporte e alimentação custeadas pelo governo. Além disso, os cursos e o material didático são gratuitos. Beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) inscritos nas capacitações não perdem o benefício.

Ceará – Em Fortaleza, os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Pronatec, estão com inscrições abertas até o dia 24. A previsão é que as aulas dos 23 cursos oferecidos comecem em 5 de março. Para se inscrever, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.

Neste ano, 56 turmas serão abertas em todo o estado, segundo o coordenador do Cadastro Único de Fortaleza, André Menezes. “Entre os inscritos no Cadastro Único, estamos matriculando os que têm a menor renda, buscando superar a pobreza no estado. Caso as vagas não sejam totalmente preenchidas, completamos com o restante dos cadastrados.”

De acordo com Menezes, os cursos buscam atender áreas com maior procura por mão de obra. “Nosso foco agora é o setor do turismo.” O mercado da construção civil, acrescentou, ficou um pouco saturado, depois que várias turmas foram criadas no município.

Os setores de comércio, computação, hotelaria, eletrônica, artes e telefonia também têm grande procura no mercado. “Há filas de espera em quase todos os cursos. Isso mostra o grande interesse das pessoas em se capacitar”, assinala Menezes.

Minas – Em Uberaba, o Sistema S, em parceria com a prefeitura, oferece 355 vagas em 12 cursos. As inscrições estão abertas até o dia 27. Os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), a Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) ou um Cras.

A assessora da Feti Maria Célia dos Reis diz que, além da ampla divulgação dos cursos, os Cras da cidade também têm investido na identificação de pessoas com o perfil dos cursos. “Muitas pessoas vão ao Cras para algum atendimento padrão e lá são informadas sobre as vagas. É uma maneira de levar a capacitação a quem não tem acesso à informação e, muitas vezes, não consegue nem ler um cartaz na rua ou no ônibus”.

Informações podem ser obtidas pelos telefones (34) 3331-2433 ou (34) 3331-2403.

Confira a relação de cursos de Fortaleza e Uberaba

Uberaba

Especialização

Açougueiro

Aplicador de revestimento cerâmico

Armador de ferragem

Caldeireiro

Confeccionador de bolsas em couro

Eletricista industrial

Mecânico de manutenção de motores Ciclo Otto

Montador de estrutura metálica

Operador de computador

Padeiro/confeiteiro

Pedreiro de alvenaria

Soldador no processo eletrodo revestido
em aço carbono e aço baixa liga


Fortaleza

Especialização

Almoxarife

Assistente de produção

Atendente de lanchonete

Auxiliar administrativo

Bartender

Camareira de meios de hospedagem

Copeiro

Costureiro industrial do vestuário

Cuidador de idoso

Eletricista de automóveis

Instalador e reparador de linhas e
sistemas de telefonia

Massagista

Mecânico de manutenção de
transmissão manual automotiva

Mecânico de manutenção em motores

Merendeira

Monitor de recreação

Operador de telemarketing

Porteiro e vigia

Recepcionista de eventos

Recepcionista de meios de hospedagem

Vendedor


Fernanda Lattarulo
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Ações do documento
MDS.gov.br
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Licitaçs e Contratos Certificaçço Editais Sesan Destaques Selo Transparêia Púa
Imagem