Você está aqui: Página Inicial > Entrevistas

Entrevistas

16/10/2020


Eduardo César Q. Gonçalves é médico pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Psiquiatra pelo Hospital de Base do Distrito Federal, Psicogeriatra pelo Instituto de Psiquiatria HC-FMUSP e colaborador do Programa Terceira Idade (PROTER) IPQ HC-FMUSP. Médico psiquiatra da equipe de Psicogeriatria do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Psiquiatria Dra. Jandira Masur em São Paulo-SP.

>>Leia a entrevista


28/09/2020


Renata Nayara da Silva Figueiredo é médica psiquiatra, psiquiatra Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria ABP/AMB e Residência Médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES; Presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília - APBr; Conselheira do Conselho Regional de Medicina CRMDF. Especialização em Patologia Dual (Dependência Química) pelo Consorcio Hospitalario Provincial de Castellón,  CHPC, Espanha. Membro da Câmara Técnica de psiquiatra do CRMDF. Membro da comissão de Urgência e Emergência Psiquiatra, da Comissão de Dependência Química e da Comissão de Processo Ético - disciplinar da ABP. Membro da organização da Campanha de Prevenção ao Suicídio "Setembro Amarelo" pela APBr desde 2017. 

>> Leia a entrevista


07/08/2020


Célio Luiz Barbosa é terapeuta, formado pela Universidade Federal do Ceará, coordenador geral da Fazenda da Paz, presidente da Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas (FENACT) e tesoureiro da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (CONFENACT). Também é membro do Comitê de Mobilização da Rede de Assistência Psicossocial (RAPS) – Ministério da Saúde, do Conselho Estadual de Politicas Publicas Sobre Drogas do Piauí e do Conselho Municipal de Politicas Publicas Sobre Drogas de Teresina/PI.

>> Leia a entrevista


24/07/2020


Ronaldo Rissetto é engenheiro químico, além de conselheiro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED-SP), conselheiro-Suplente do Programa Nacional de Voluntariado-Governo Federal, trustee da AFINET - Europa (Addiction and Family International Network) e CEO e fundador do MADD Brasil (Mothers Against Drunk Driving).

>> Leia a entrevista


29/06/2020


Egon Schüter é Secretário Geral e Procurador da Cruz Azul no Brasil. Graduado em Direito Empresarial pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB-OAB-SC) e em Ciência Contábeis pela mesma instituição. Especializado em Dependência Química e Comunidade Terapêutica pela Faculdade Luterana de Teologia (FLT-Brasil). Professor de Legislação  do Terceiro Setor (FLT-Brasil); ministrou cursos e palestras relacionadas às comunidades terapêuticas; elaboração e avaliação de projetos sociais; Gestão de Instituições do Terceiro Setor (ONG, OSCIP e OS) e entre outras áreas.  Em atividade voluntária atuou como Membro da Assembleia Geral e Conselheiro Fiscal da UNIÃO CRISTÃ (Associação Social e Educacional); Membro do Conselho Municipal de Entorpecentes de Blumenau (COMEN); Membro da Diretoria (Secretário) da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas (CONFENACT).

                                                                                                                                                                                                                                        >>Leia a entrevista


18/06/2020


Edilaine Moraes é pós doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, especialista em Dependência Química - UNIAD/ UNIFESP. Possui MBA em Economia e Gestão em saúde – GRIDES / UNIFESP. É coordenadora de cursos de extensão à distância – Aconselhamento em Dependência Química e Terapia Cognitivo Comportamental aplicada a Dependência Química, professora convidada de cursos de especialização e extensão presencial e à distância e atua principalmente com os temas Saúde Mental; Dependência Química; Entrevista Motivacional e Terapia Cognitivo Comportamental. É autora de artigos científicos e capítulos de livros relacionados à Dependência Química, Adolescência e à Economia da Saúde.

>>Leia a entrevista


29/5/2020



Mário Sérgio Sobrinho 
é procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Foi bolsista do Programa Hubert H. Humphrey, com especialização em Tribunais de Drogas e Abuso de Substâncias Químicas (EUA - 2011). Doutor e Mestre em Direito Processual Penal pela USP. Professor do curso à distância Justiça Terapêutica, da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Membro da Diretoria de Alcoólicos Anônimos (A.A.) do Brasil (2016-2019) e membro do Conselho da Fundação Porta Aberta (FPA) desde 2015.

>>Leia a entrevista


13/5/2020


 

Fábio Souza é Professor Titular de Psiquiatria da Universidade Federal do Ceará, PhD em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo, Médico Psiquiatra pela ABP.

>>Leia a entrevista


claudia.jpg

20/4/2020


 

Claudia Cristina de Oliveira Camargo é graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), especialista em Dependência Química pela UNIFESP (2003), Terapeuta Cognitivo Comportamental pelo Amban/IPq-FMUSP (2005) e Terapeuta Treinada em Terapia Comportamental Dialética (DBT) pelo Behavioral Tech/The Linehan Institute Training Company (2019). Atualmente, é psicóloga supervisora no Setor de Psicologia e Neuropsicologia do IPq HC FMUSP (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo) e pesquisadora na área de dependência química e família.

>>Leia a entrevista


6/4/2020


 

Alexandre Quelho Comandule é psiquiatra na Clínica Gressus. É médico psiquiatra e psicólogo, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), fez Psiquiatra da Infância e Adolescência, na UNICAMP, e especialista em Dependência Química pela UNIAD/UNIFESP. Também é professor do MBA em Dependência Química da UNIFESP e preceptor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria na Santa Casa, em Sorocaba.

>>Leia a entrevista



20/3/2020


 

Alexandre Araújo é presidente da empresa Associação Intervir. Atuou como Comunicador (Voluntário) na empresa da Rede Boa Nova de Rádio. Foi consultor em dependência química no Centro de Tratamento Bezerra de Menezes. Trabalhou como educador de rua na empresa Fundação do Bem-Estar do Menor. Estudou Recuperação através do Programa de 12 Passos.  É graduado em Filosofia pela instituição de ensino Mosteiro de São Bento e gerencia a Faces & Vozes da Recuperação no Brasil.

>>Leia a entrevista



14/2/2020


 

Selene Barreto é Psicóloga Clínica e consultora em Empresas. Pós-graduada em Prevenção de Drogas pela Universidade Candido Mendes, com MBA em Gerência de Saúde, EPGE/FGV, é Fundadora e Diretora da Evolução Clínica e Consultoria.

>>Leia a entrevista




14/2/2020


 

Matej Košir é diretor da UTRIP. Trabalha no campo da prevenção de dependências e políticas relacionadas ao álcool, tabaco e outras drogas (ATOD) há 21 anos. É autor, coautor e revisor de artigos e artigos científicos e avaliador externo de projetos financiados pela CE no campo da saúde e pesquisa. Palestrante e facilitador de treinamentos e workshops na área de prevenção e advocacy.

>>Leia a entrevista


31/1/2020


 

Rolf Hartmann é economista e Contador, Presidente e cofundador da Cruz Azul no Brasil, membro da diretoria e responsável financeiro da International Blue Cross (fundada em 1877), cofundador e tesoureiro do CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança durante 18 anos, membro do COMEN de Blumenau, SC, assessor de legislação da CONFENACT – Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas, atuando na área do uso e dependência do álcool e outras drogas há 30 anos.

>>Leia a entrevista


17/1/2020


 

Sanela Talić é diretora de programas de prevenção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento "Utrip" (UTRIP). Ela está envolvida em vários projetos financiados pela CE nas áreas de prevenção de dependência, promoção da saúde e estilos de vida saudáveis, aprendizado socioemocional, prevenção de violência e lesões há mais de 10 anos. Ela também é pesquisadora e candidata a PhD em Ciência da Prevenção na Universidade de Zagreb, Croácia. Ela é instrutora mestre dos programas de prevenção nas escolas Unplugged (12-14 anos) e EFFEKT (pais) (www.effekt.org) e coordenadora nacional e instrutora mestre do Strengthening Families Program do Prof Dr Karol Kumpfer (SFP), Programa Boys and Girls Plus, Good Behavior Game (GBG) etc. Sanela é membro e ex-secretária eleita da European Society for Prevention Research (EUSPR) (dois mandatos). Suas realizações notáveis são especialmente as seguintes: liderança na disseminação de práticas de prevenção baseadas em evidências nacional e internacionalmente, habilidades de treinamento excepcionais, que inspiram os trainees a trabalharem ainda melhor na prática, uma defensora excepcional de políticas e práticas baseadas em evidências, nacional e internacionalmente. Sanela foi premiada com o ISSUP Early Career Award na quarta conferência da ISSUP em Nairobi (Quênia) em 2018.

>>Leia a entrevista


13/1/2020


 

Denise Ferreira de Souza Ribeiro é terapeuta em Dependência Química, Coordenadora Nacional da Pastoral da Sobriedade, Presidente Executiva 

>>Leia a entrevista


Leda Maria Moysés Nóbile Sarasqueta é psicóloga clínica; especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo; especialista em Medicina Comportamental pela Universidade Federal de São Paulo; tutora curso Supera- Senad, Departamento da Psicobiologia, Unifesp de 2006 a 2009; mestre em Ciências da Saúde Psicobiologia-Universidade Federal de São Paulo; aprimoramento em Psicooncologia-Hospital de Base- Bauru; preceptora do Programa de Residência Médica de Psiquiatria da Fundação Beneficência Hospital Cirurgia- Aracaju-SE; supervisora Clínica no curso de Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental na Universidade Estácio de Sá.

 >>Leia a entrevista


6/12/2019


 

Mauricio Landre é formado em Serviço Social pela PUC-Campinas, conselheiro em Dependência Química pela Federação Latino-americana de Comunidades Terapêuticas - FLACT e pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, especialista em Dependência Química pela UNIFESP, coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota do Instituto Bairral e consultor das Fazendas da Esperança

>>Leia a entrevista


29/11/2019


 

Marco Antonio Bessa  é psiquiatra, especialista em dependências químicas e Psiquiatria da Infância e Adolescência, doutor pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, professor e Chefe do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Paraná, chefe do ambulatório de Dependências Químicas e comportamentais da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas da UFPR e Conselheiro do CRM-PR

>>Leia a entrevista


22/11/2019


 

Stella Regina Martins  é médica especialista em dependência química da Área de Pneumologia do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP).

>>Leia a entrevista


11/11/2019


 

Neide A Zanelatto é psicóloga clínica pela UMESP, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, Coordenadora e Docente da UPPSI – Unidade de Aperfeiçoamento Profissional em Psicologia e Psiquiatria.

>>Leia a entrevista


1/11/2019


 

Miguel Tortorelli é presidente da Federação de Amor Exigente

>>Leia a entrevista


21/10/2019


 

Claudio Jerônimo da Silva é psiquiatra, graduado em Medicina Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Residência Médica em psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho; Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo; MBA em Gestão de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper. Atualmente é professor afiliado no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) .

>>Leia a entrevista


21/10/2019


 

Laura Fracasso é psicóloga clínica, especialista em Dependência Química e Mindfulness pela Unifesp e conselheira do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas .

>>Leia a entrevista


11/10/2019


 

Roberta Payá é psicóloga, psicoterapeuta familiar e de casal, doutora em Ciências (Saúde Mental) – UNIFESP, mestre em Terapia Familiar Sistêmica pela Universidade de Londres, especialista em Dependência Química pela UNIAD, especialista em Família e Casal pela PUC/SP, educadora em Sexualidade pela UNISAL-SP, membro do Grupo de Pesquisa em Sexualidade pelo CNPq / Unisal-SP, membro da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF) e da Associação Brasileira de Álcool e Drogas (ABEAD).

>>Leia a entrevista


4/10/2019


 

Sérgio de Paula Ramos  é psiquiatra e psicanalista, doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), membro efetivo da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos. do Álcool e outras Drogas (ABEAD) e Diretor da Villa Janus.

>>Leia a entrevista


27/9/2019


 

Alessandra Diehl é psiquiatra, educadora sexual, escritora, especialista em Dependência Química e Sexualidade Humana. Atual vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (Abead). Mestre e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pós- doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

>>Leia a entrevista


20/9/2019



Frei Hans Stapel  
é pároco e fundador da Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de cuidados e prevenção às drogas

>>Leia a entrevista


13/9/2019



Rafael Bernardon  é mestre em psiquiatria clínica forense pelo Institute of Psychiatry do King's College (London - UK). Possui especialização em Gestão de Atenção à Saúde pelo IEP - Hospital Sírio Libanês e Fundação Dom Cabral. Professor Instrutor e doutorando na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordenou o Serviço de Forense do Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo (PJUR). Atuou como assessor técnico de Gabinete na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de 2011 a 2017. Foi coordenador adjunto na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde. Atualmente é diretor técnico do CAISM UNIFESP SPDM. Atua na área de políticas públicas em saúde mental, gestão pública, psiquiatria forense e psiquiatria geral do adulto.

>>Leia a entrevista


6/9/2019



Ana Cecilia Petta Roselli Marques é médica, doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos. do Álcool e outras Drogas (ABEAD) e do Comitê de Transtornos Relacionados a Substâncias da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

>>Leia a entrevista


2/9/2019



Neliana Buzi Figlie é psicóloga, especialista em Dependência Química (UNIAD), mestre em Saúde Mental e doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É associada ao Motivational Interviewing Network of Trainers (MINT), com formação em Entrevista Motivacional pela University of New Mexico (Center on Alcoholism, Substance Abuse and Addictions – CASAA).

>>Leia a entrevista


23/8/2019



Alexander Moreira-Almeida é professor associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF (Nupes) e coordenador das seções de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

>>Leia a entrevista


16/8/2019



Carlos Salgado é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com residência em Psiquiatria pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também é mestre em Psiquiatria pela UFRGS. É ainda conselheiro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) e diretor técnico do centro de tratamento Villa Janus.

>>Leia a entrevista


9/8/2019



Ronaldo Laranjeira
 é psiquiatra, professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador da Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da Unifesp. Também dirige o Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas (Inpad) e preside a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

>>Leia a entrevista


2/8/2019



Pablo Kurlander
é psicólogo, mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É gestor geral da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract),  membro da Junta Diretiva da Federação Latino-Americana de Comunidades Terapêuticas (FLACT), conselheiro da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (WFTC) e vice-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas de São Paulo (Coned-SP).

>>Leia a entrevista


29/7/2019



Diana de Lima e Silva
 é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Dependência Química pela Universidade Positivo do Paraná. Desde 2008 dedica-se ao estudo drogadição, tendo diversos cursos de extensão na área. De 2016 a março deste ano, presidiu o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná. Já no Conselho Municipal, foi eleita vice-presidente, em 2019, representando a sociedade civil pela base do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.

>>Leia a entrevista


23/7/2019



Sandra Silva Marques
é cirurgiã dentista, especialista em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo de São Paulo.


>>Leia a entrevista


15/7/2019


Valentim Gentil é médico, Ph.D. (Londres), livre-docente e professor titular aposentado de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).


>>Leia a entrevista


2/7/2019


Alessandra Diehl é psiquiatra, educadora sexual, escritora, especialista em Dependência Química e Sexualidade Humana. Atual vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (Abead). Mestre e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pós- doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

>>Leia a entrevista


18/6/2019


Rodrigo Grassi-Oliveira é Livre-Docente e Pesquisador Produtividade 1C do CNPQ. Psiquiatra, com mestrado em Psicologia Cognitiva e Doutorado em Psicologia na área de Cognição. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, na área de Neurociência e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Professor colaborador do Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Pesquisador vinculado ao Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e líder do Developmental Cognitive Neuroscience Lab (DCNL).

>>Leia a entrevista