Você está aqui: Página Inicial > Entrevistas

Entrevistas

29/11/2019


 

Marco Antonio Bessa  é psiquiatra, especialista em dependências químicas e Psiquiatria da Infância e Adolescência, doutor pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, professor e Chefe do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Paraná, chefe do ambulatório de Dependências Químicas e comportamentais da Infância e Adolescência do Hospital de Clínicas da UFPR e Conselheiro do CRM-PR

>>Leia a entrevista


22/11/2019


 

Stella Regina Martins  é médica especialista em dependência química da Área de Pneumologia do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP).

>>Leia a entrevista


11/11/2019


 

Neide A Zanelatto é psicóloga clínica pela UMESP, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, Coordenadora e Docente da UPPSI – Unidade de Aperfeiçoamento Profissional em Psicologia e Psiquiatria.

>>Leia a entrevista


1/11/2019


 

Miguel Tortorelli é presidente da Federação de Amor Exigente

>>Leia a entrevista


21/10/2019


 

Claudio Jerônimo da Silva é psiquiatra, graduado em Medicina Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Residência Médica em psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho; Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo; MBA em Gestão de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper. Atualmente é professor afiliado no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) .

>>Leia a entrevista


21/10/2019


 

Laura Fracasso é psicóloga clínica, especialista em Dependência Química e Mindfulness pela Unifesp e conselheira do Conselho Deliberativo da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas .

>>Leia a entrevista


11/10/2019


 

Roberta Payá é psicóloga, psicoterapeuta familiar e de casal, doutora em Ciências (Saúde Mental) – UNIFESP, mestre em Terapia Familiar Sistêmica pela Universidade de Londres, especialista em Dependência Química pela UNIAD, especialista em Família e Casal pela PUC/SP, educadora em Sexualidade pela UNISAL-SP, membro do Grupo de Pesquisa em Sexualidade pelo CNPq / Unisal-SP, membro da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF) e da Associação Brasileira de Álcool e Drogas (ABEAD).

>>Leia a entrevista


4/10/2019


 

Sérgio de Paula Ramos  é psiquiatra, educadora sexual, escritora, especialista em Dependência Química e Sexualidade Humana. Atual vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (Abead). Mestre e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pós- doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

>>Leia a entrevista


27/9/2019


 

Alessandra Diehl é psiquiatra, educadora sexual, escritora, especialista em Dependência Química e Sexualidade Humana. Atual vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (Abead). Mestre e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pós- doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

>>Leia a entrevista


20/9/2019



Frei Hans Stapel  
é pároco e fundador da Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de cuidados e prevenção às drogas

>>Leia a entrevista


13/9/2019



Rafael Bernardon  é mestre em psiquiatria clínica forense pelo Institute of Psychiatry do King's College (London - UK). Possui especialização em Gestão de Atenção à Saúde pelo IEP - Hospital Sírio Libanês e Fundação Dom Cabral. Professor Instrutor e doutorando na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordenou o Serviço de Forense do Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo (PJUR). Atuou como assessor técnico de Gabinete na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de 2011 a 2017. Foi coordenador adjunto na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde. Atualmente é diretor técnico do CAISM UNIFESP SPDM. Atua na área de políticas públicas em saúde mental, gestão pública, psiquiatria forense e psiquiatria geral do adulto.

>>Leia a entrevista


6/9/2019



Ana Cecilia Petta Roselli Marques é médica, doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos. do Álcool e outras Drogas (ABEAD) e do Comitê de Transtornos Relacionados a Substâncias da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

>>Leia a entrevista


2/9/2019



Neliana Buzi Figlie é psicóloga, especialista em Dependência Química (UNIAD), mestre em Saúde Mental e doutora em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É associada ao Motivational Interviewing Network of Trainers (MINT), com formação em Entrevista Motivacional pela University of New Mexico (Center on Alcoholism, Substance Abuse and Addictions – CASAA).

>>Leia a entrevista


23/8/2019



Alexander Moreira-Almeida é professor associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF (Nupes) e coordenador das seções de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

>>Leia a entrevista


16/8/2019



Carlos Salgado é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com residência em Psiquiatria pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também é mestre em Psiquiatria pela UFRGS. É ainda conselheiro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) e diretor técnico do centro de tratamento Villa Janus.

>>Leia a entrevista


9/8/2019



Ronaldo Laranjeira
 é psiquiatra, professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador da Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da Unifesp. Também dirige o Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas (Inpad) e preside a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

>>Leia a entrevista


2/8/2019



Pablo Kurlander
é psicólogo, mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É gestor geral da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract),  membro da Junta Diretiva da Federação Latino-Americana de Comunidades Terapêuticas (FLACT), conselheiro da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas (WFTC) e vice-presidente do Conselho Estadual sobre Drogas de São Paulo (Coned-SP).

>>Leia a entrevista


29/7/2019



Diana de Lima e Silva
 é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Dependência Química pela Universidade Positivo do Paraná. Desde 2008 dedica-se ao estudo drogadição, tendo diversos cursos de extensão na área. De 2016 a março deste ano, presidiu o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná. Já no Conselho Municipal, foi eleita vice-presidente, em 2019, representando a sociedade civil pela base do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.

>>Leia a entrevista


23/7/2019



Sandra Silva Marques
é cirurgiã dentista, especialista em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo de São Paulo.


>>Leia a entrevista


15/7/2019


Valentim Gentil é médico, Ph.D. (Londres), livre-docente e professor titular aposentado de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).


>>Leia a entrevista


2/7/2019


Alessandra Diehl é psiquiatra, educadora sexual, escritora, especialista em Dependência Química e Sexualidade Humana. Atual vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas (Abead). Mestre e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pós- doutoranda da Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

>>Leia a entrevista


18/6/2019


Rodrigo Grassi-Oliveira é Livre-Docente e Pesquisador Produtividade 1C do CNPQ. Psiquiatra, com mestrado em Psicologia Cognitiva e Doutorado em Psicologia na área de Cognição. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, na área de Neurociência e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Professor colaborador do Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Pesquisador vinculado ao Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e líder do Developmental Cognitive Neuroscience Lab (DCNL).

>>Leia a entrevista