Skip to content. Skip to navigation
Navigation
Log in


Forgot your password?
You are here: Home Noticias Informações sobre agricultura urbana estão disponíveis no portal MDS
Document Actions

Informações sobre agricultura urbana estão disponíveis no portal MDS

2007-06-20 - 16:07

Os interessados em conhecer o Programa de Agricultura Urbana e Periurbana, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e ter acesso às informações divulgadas durante o Seminário Nacional sobre o assunto, realizado em Brasília, durante os dias 31 de maio e 1o. de junho, a partir de agora encontrarão todo o material disponível no portal do MDS (www.mds.gov.br). O objetivo é facilitar as consultas às informações tanto para os participantes do evento, quanto para comunidades e grupos organizados que queiram saber onde, como e quem está trabalhando com o aproveitamento de espaços urbanos de maneira sustentável, garantindo segurança alimentar e inclusão social para famílias pobres das metrópoles e periferias.

No portal do MDS também pode ser encontrado o resultado parcial de uma pesquisa inédita, financiada pelo MDS, para mapeamento de iniciativas de agricultura urbana em onze regiões metropolitanas do Brasil. O levantamento, chamado Identificação e Caracterização de Iniciativas de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP), em Regiões Metropolitanas Brasileiras, foi resultado de um acordo entre as organizações não-governamentais Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas e a peruana Ipes - Promoción Del Desarrollo Sostenible, com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidades para a Agricultura e Alimentação(FAO).

Realizado em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), Goiânia (GO) e Brasília (DF), o estudo identificou 635 experiências, das quais 396 nos Municípios-centro e 247 em outros Municípios da mesma região metropolitana. A partir desses dados, será possível desenvolver uma metodologia e ampliar as possibilidades de investimento do programa do Governo Federal na área.

Atualmente, o MDS estimula e apóia financeiramente ações comunitárias que garantem a segurança alimentar e nutricional de famílias pobres, investindo cerca de R$ 10 milhões do orçamento anual do Ministério, em parcerias com Estados, Municípios e ONGs. São 130 convênios de agricultura urbana e periurbana em execução, dos quais 30 projetos de beneficiamento e comercialização (em feiras, mercados públicos, pequenas agroindústrias), quatro projetos na área de segurança alimentar em acampamentos e 96 na linha de produção (hortas e lavouras comunitárias, plantas medicinais, mudas e viveiros, criação de pequenos animais).

Links relacionados – Além do portal MDS, os internautas também podem obter dados sobre projetos de agricultura urbana e periurbana em outros sites. Por exemplo, os interessados em informações sobre o Programa Cidades Cultivando para o Futuro, da Rede Internacional de Centro de Recursos em Agricultura Urbana e Segurança Alimentar (Fundação RUAF), devem acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.rede-mg.org.br/?iid=68. Este programa é destinado a colaborar com a formulação de políticas públicas para Agricultura Urbana, por meio de uma tecnologia desenvolvida internacionalmente.

Outra alternativa é acessar o site do Ipes - Promoción Del Desarrollo Sostenible
http://ipes.org/au/recursos_port/recursos_port.html. Ali podem ser encontradas 14 edições (em português) da Revista Agricultura Urbana. Nelas, são tratados temas como : Conceito e definição de agricultura urbana; Criação de animais nas cidades e em seus arredores; Equilibrando os impactos positivos e negativos da agricultura urbana para a saúde; Integração da agricultura urbana no planejamento das cidades; Métodos apropriados para a pesquisa, planejamento, implementação e avaliação de agricultura urbana; A transição para uma agricultura urbana ecológica; Aspectos econômicos da agricultura urbana; O uso de águas servidas na agricultura urbana; Financiando a agricultura urbana; Microtecnologias para a agricultura urbana; Disponibilidade, acesso e condições de uso da terra para a agricultura urbana; Gênero e agricultura urbana; Árvores e cidades crescendo juntas – Silvicultura urbana e periurbana; Produção aqüícola urbana – aqüicultura urbana e periurbana.

Clique aqui para acessar os arquivos abaixo:

  • Pesquisa Identificação e Caracterização de Iniciativas de Agricultura Urbana e Periurbana (AUP), em Regiões Metropolitanas Brasileiras – MDS/FAO/Rede/Ipes (resumo dos resultados e PPT apresentado durante o Seminário Nacional de Agricultura Urbana, em Brasília, dias 31 de maio e 1o. de junho de 2007)
  • Resumo da Pesquisa em Power Point (dois)
  • Relação de Parceiros Locais em regiões metropolitanas (arquivo)
  • Matérias relacionadas



Informações para a imprensa
Kátia Marsicano
(61) 3433-1052
ASCOM / MDS
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Esplanada dos Ministérios, Bloco 'C', 5º andar, CEP 70046-900 - Brasília/DF