0800 707 2003
0800 707 2003

Ir para o conteúdo. Ir para a navegação

Imagem
Imagem

Programa Mulheres Mil

 
O que é o Programa Mulheres Mil?

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. São cursos de formação inicial e continuada com carga horária mínima de 160 horas.

Esse programa atende um público específico de mulheres e utiliza uma Metodologia específica que privilegia temas como elevação da autoestima, saúde, direitos e deveres da Mulher, inclusão digital, cooperativismo, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.


Para mais informações, acesse a cartilha do Programa Mulheres Mil http://www.brasilsemmiseria.gov.br/documentos.

O que o município tem que fazer para ofertar o Programa Mulheres Mil?

O município interessado em executar o Programa Mulheres Mil deve aderir ao Pronatec/BSM. A adesão é feita exclusivamente por formulário eletrônico. Para isso, o (a) Secretário (a) Municipal de Assistência Social, ou órgãos similares, deve acessar o sítio www.brasilsemmiseria.gov.br/inclusao-produtiva/pronatec, clicar em “Formulário Eletrônico de Adesão” e preenchê-lo com CPF e senha de acesso ao Cadastro Nacional do SUAS (CadSUAS) - (senha SAA).

A Diretoria de Inclusão Produtiva Urbana da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza (DIPU/Sesep/MDS) cadastra as Secretarias Municipais de Assistência Social ou similares, no SISTEC, como órgãos supervisores de demanda que, por sua vez, indicam o (a) gestor (a) e o (a) assessor (a) como interlocutores (as) municipais.

Esclarecimentos adicionais sobre o Programa Mulheres Mil/Pronatec BSM, poderão ser obtidos na Cartilha Mulheres Mil que pode ser acessado no endereço http://www.brasilsemmiseria.gov.br/documentos.

Quem pode participar do Mulheres Mil? (Público Alvo)

Mulheres a partir de 16 anos, chefes de família, em situação de extrema pobreza, cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico, preferencialmente beneficiárias do Bolsa Família.

O Programa é voltado para grupos de mulheres que ainda não acessam os cursos do Pronatec/Brasil Sem Miséria, devido às dificuldades encontradas por elas, decorrentes da extrema pobreza, tais como a baixa autoestima, a necessidade de cuidar da família, o machismo, a violência, a baixa escolaridade, entre outros fatores que as impedem essas mulheres de se qualificarem profissionalmente.

Para mais informações, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para se cadastrar no Cadastro Único ou para informações de onde cadastrar.

Esclarecimentos adicionais sobre o Programa Mulheres Mil/Pronatec BSM, poderão ser obtidos na Cartilha Mulheres Mil que pode ser acessado no endereço http://www.brasilsemmiseria.gov.br/documentos.

Como será a pactuação de vagas para o Programa Mulheres Mil?

As novas regras de pactuação do Programa Mulheres Mil para o 2° semestre de 2014 já foram definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Orientamos que os municípios interessados pelo Programa entrem em contato com os Institutos Federais ou as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais para verificar a disponibilidade de oferta de cursos e as condições necessárias à execução do Programa.

Para localizar os contatos da rede federal e identificar a possibilidade de realização do Programa Mulheres Mil em seu município, acesse http://redefederal.mec.gov.br/.

Quem ofertará os cursos?

Os cursos são ofertados pelos Institutos Federais e as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais. As instâncias gestoras da Política Nacional de Assistência Social dos municípios, juntamente com as instituições que promoverão os cursos, devem trabalhar em conjunto para identificarem os territórios e as mulheres, mobilizarem o público e as comunidades, e também definirem os cursos a partir de saberes, vivências e habilidades profissionais das mulheres, considerando o potencial econômico regional.

 


 

Caso a sua dúvida não tenha sido esclarecida,
envie seu e-mail clicando aqui.


 

Ações do documento
MDS.gov.br
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Licitaçs e Contratos Certificaçço Editais Sesan Destaques Selo Transparêia Púa
Imagem