0800 707 2003
0800 707 2003

Ir para o conteúdo. Ir para a navegação

Imagem
Imagem

Programa Mulheres Mil


O que é o Programa Mulheres Mil?

O Programa Mulheres Mil foi instituído pela Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.015, de 21 de julho de 2011, como uma ação integrante do Plano Brasil Sem Miséria (BSM).

O Programa insere-se no eixo de Inclusão Produtiva do BSM e tem por objetivo propiciar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social a oportunidades de ocupação e renda por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada com carga horária mínima de 160 horas.

Para que o programa seja implementado de forma efetiva, é necessário contar com o apoio das secretarias municipais responsáveis pelas políticas de assistência social, de trabalho, de saúde, de educação, entre outras.

Inicialmente, o Programa será implementado mais de 200 campi dos 38 Institutos Federais.

Nesse sentido, é fundamental que a Prefeitura verifique se o Programa está sendo ofertado por algum Campus localizado no Município e, posteriormente, entre em contato com a instituição (Reitor ou Diretor do Campus) para definir as possibilidades de articulação dos cursos de capacitação com outras demandas sociais das beneficiárias.

Mais informações sobre o Programa Mulheres Mil poderão ser obtidas por meio da Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.015, de 21 de julho de 2011e pelos seguintes endereços eletrônicos: http://mulheresmil.mec.gov.br  e www.mds.gov.br/brasilsemmiseria.

O que é o Programa Mulheres Mil?

Informamos que o Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. A oferta de cursos de formação contribuirá para a promoção da autonomia da mulher e a criação de oportunidades no mercado de trabalho para que consigam melhorar a qualidade de suas vidas e de suas comunidades.

Desta forma, para mais informações, procure a prefeitura municipal ou os Institutos Federais.

Estão sendo ofertados cursos de formação inicial e continuada com carga horária mínima de 160 horas. A oferta dos cursos de qualificação e a matrícula ocorrem nos Institutos Federais.

As mulheres deverão estar inscritas no Cadastro Único, obedecendo ao critério que é de renda mensal até meio salário mínimo por pessoa ou  famílias com renda mensal total até três salários mínimos.

Caso não esteja cadastrada, é necessário procurar o Setor Responsável no município para realizar o cadastro.

Mais informações sobre o Programa Mulheres Mil poderão ser obtidas por meio da Portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.015, de 21 de julho de 2011 e pelos seguintes endereços eletrônicos: http://mulheresmil.mec.gov.br e www.brasilsemmiseria.gov.br.

Em caso de dúvidas, estamos à disposição.

 

 

Caso a sua dúvida não tenha sido esclarecida,
envie seu e-mail clicando aqui.


 

Ações do documento
MDS.gov.br
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Licitaçs e Contratos Certificaçço Editais Sesan Destaques Selo Transparêia Púa
Imagem