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SIGPBF - Acesso ao Sistema

 

 


Como acessar o SIGPBF?

O SIGPBF está disponível no Portal do MDS, na página do Programa Bolsa Família: www.mds.gov.br/bolsafamilia, no menu superior , no último item à direita, identificado como “Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família – SIGPBF”.

O sistema também poderá ser acessado diretamente através do endereço: http://www.mds.gov.br/sistemagestaobolsafamilia/.

O acesso ao SIGPBF pode ser efetuado de duas maneiras:

·         Acesso Público:

Nessa modalidade, qualquer cidadão pode acessar as informações públicas da adesão dos municípios contidas do SIGPBF, bem como solicitar a mudança de gestor e prefeito, que depende da validação da SENARC/MDS para a sua efetivação, sem a necessidade de login e senha de acesso.

O SIGPBF é acessado a partir do endereço eletrônico: http://www.mds.gov.br/sistemagestaobolsafamilia/.

Após acessar o endereço eletrônico, você visualizará a tela inicial do SIGPBF, com a opção Estados e Municípios.

OBSERVAÇÕES: Nas informações públicas do SIGPBF, no que se refere à Adesão dos Municípios, é possível visualizar várias informações da Gestão, tais como: endereço da prefeitura, nome do prefeito, dados do gestor e do órgão responsável pela gestão do PBF e do Cadastro Único no município, além de informações da Instância de Controle Social. Não é possível visualizar informações pessoais do prefeito e do gestor, tais como RG, CPF e e-mail.

A seguir, deve-se clicar em Estados e Municípios e selecionar o que deseja visualizar. Ao selecionar Municípios, as seguintes opções serão disponibilizadas: Informações dos Municípios, Solicitar Alteração de Gestor Municipal do PBF, Consultar Mudança de Gestor Municipal e Consultar Termo de Adesão.

Caso a seleção seja Estados, as seguintes opções aparecerão no menu: Informações dos Estados, Solicitar Alteração do Coordenador Estadual do PBF, Consultar Mudança do Coordenador Estadual e Consultar Termo de Adesão.

Ao selecionar Informações dos Municípios, você terá acesso à tela Pesquisar Municípios. Para efetuar a pesquisa, deve preencher pelo menos um dos seguintes campos: Município, UF, Código IBGE ou Gestor e clicar no botão Pesquisar.

Todas as informações públicas do município podem ser acessadas clicando no botão visualizar, da coluna Ações.

O acesso público permite ao usuário visualizar as informações públicas contidas nas seguintes abas: Prefeitura, Dados da Gestão e Controle Social.

·         Acesso Restrito:

O acesso ao SIGPBF por meio de login e senha é efetuado a partir do link: http://www.mds.gov.br/sistemagestaobolsafamilia/

Após acessar o endereço, você será encaminhado para a tela inicial de apresentação do SIGPBF.

Na tela Gestão do Município aparecerão mensagens e informações para o usuário. É importante verificar as informações e mensagens contidas nesta área do SIGPBF, visto que elas são meio de comunicação entre a Senarc/MDS e os usuários do Sistema. A partir desta tela, o usuário terá acesso aos aplicativos disponíveis no SIGPBF, de acordo com o perfil cadastrado.

ATENÇÃO: Cada perfil de acesso ao SIGPBF possui permissões específicas. Para conhecê-los melhor, o usuário deverá acessar o Guia do Controle de Acesso disponível no link http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/capacitacao/guia-de-navegacao-aplicativo-controle-de-acesso-ava-28022011.pdf.

OBSERVAÇÃO: Para mais informações sobre o procedimento de alteração de gestor e/ou prefeito recomenda-se a leitura da Instrução Operacional nº 57, de 08 de janeiro de 2013; bem como o Bolsa Família Informa nº 348.

Para obter informações da adesão do município, o usuário deve acessar a opção Estados e Municípios > Municípios. Ao selecionar Município, o usuário terá quatro opções: Informações dos Municípios, Solicitar Alteração de Alteração do Gestor Municipal do PBF, Consultar Mudança de Gestor Municipal e Consultar Termo de Adesão.

Para acessar as informações da adesão do município, deve-se clicar em Informações dos Municípios. Ao selecionar o município desejado, são disponibilizadas as seguintes informações: Município, UF, Código IBGE e Gestor.

Na coluna Ações, a opção editar só está habilitada para o município ao qual o usuário esteja vinculado e possua o perfil de edição dos dados. Já a ação visualizar está disponível para os demais municípios consultados. Portanto, o usuário poderá visualizar os dados de todos os municípios brasileiros, porém não poderá editá-los.

O que o gestor deve fazer se esquecer de seu login ou senha de acesso ao SIGPBF?

a)    Para recuperar login: caso tenha esquecido seu login, basta clicar no link “Esqueci meu login”. Após solicitar a recuperação do seu login, o sistema abrirá a tela “Esqueci meu login. Nesta tela, é necessário informar o CPF, o e-mail cadastrado e clicar em “Enviar” para enviar as informações. Se os dados conferirem com o cadastro, o sistema enviará o login ao e-mail informado e cadastrado.

b)    Para recuperar a senha: caso tenha esquecido a senha, é necessário clicar no link “Esqueci minha senha”. Após solicitar a recuperação da sua senha, o sistema abrirá a tela “Esqueci minha Senha”. Nesta tela, é necessário informar o CPF, o e-mail cadastrado e clicar em “Enviar” para enviar as informações. Se os dados conferirem com o cadastro, o sistema enviará a senha ao e-mail informado e cadastrado.

IMPORTANTE: Ao executar o comando “Esqueci minha senha” é necessário seguir as seguintes orientações:

- A senha deve ter de seis a doze dígitos e deverá, obrigatoriamente, haver ao menos: uma letra maiúscula, uma minúscula, e um numeral (não necessariamente sequenciais).

Exemplo: Pinho2011  (“P” maiúsculo, seguido de letras minúsculas, finalizado com numeral).

O que o usuário deve fazer quando aparece a mensagem de erro: “login ou Senha incorretos ou inválidos”?

Isto acontece quando o usuário executa o comando lembrar senha várias vezes. Para cada nova solicitação de senha, invalida as anteriores. Ou seja, o usuário solicitou uma senha, que foi emitida no dia seguinte, porém durante este período o usuário solicitou novamente em função da demora.

Para que isto não aconteça, após a solicitação, deve aguardar o recebimento no e-mail, inclusive deverá acompanhar na caixa de lixo eletrônico ou SPAMS.

Como o Gestor deve proceder caso não consiga acessar o sistema com a senha que recebeu?

A senha de acesso ao SIGPBF é encaminhada para o e-mail cadastrado dos gestores municipais. É importante observar que a senha contém seis dígitos, incluindo símbolos e caracteres.

ATENÇÃO: Algumas pessoas têm digitado somente os números no campo da senha e, por isso, não conseguem acessar o sistema.

A senha deve ser inserida de forma completa, com seis dígitos, incluindo os símbolos e observar que alguns caracteres são maiúsculos e outros minúsculos.

Qual o procedimento para os municípios que não receberam a senha do SIGPBF apesar de já terem enviado as documentações necessárias para sua obtenção?

A Senarc está recebendo ofícios com a solicitação de mudança de gestor realizada no SIGPBF. As solicitações que estão em conformidade com a Instrução Operacional nº 57 de 08/01/2013 estão sendo validadas e o sistema envia ao novo gestor, por e-mail, o login e a senha de acesso.

Sendo assim, se o seu município realizou uma solicitação de mudança de gestor no SIGPBF e enviou o ofício juntamente com a documentação necessária à Senarc, verifique o status dessa solicitação no SIGPBF. Caso o status esteja “Validado” e o gestor não tenha recebido a senha de acesso no e-mail informado, é possível fazer os comandos de “Esqueci minha senha” e/ou “Esqueci meu login” na página de acesso ao SIGPBF informando o CPF e e-mail.

Se o status da solicitação do município for “rejeitado”, é possível verificar o motivo da rejeição clicando no ícone azul no status. Será necessário realizar os seguintes procedimentos:

·         Solicitar nova alteração de gestor municipal no SIGPBF para que o sistema possa gerar um novo número de protocolo (não é possível reverter uma solicitação já rejeitada);

·         Imprimir o ofício em papel timbrado da prefeitura com a assinatura do prefeito;

·          Encaminhá-lo junto com os documentos necessários (cópias autenticadas do CPF e RG, além do DIPLOMA DE POSSE ou ATA DE POSSE ou TERMO DE POSSE do prefeito) via correios à Senarc.

·         Acompanhar o status da solicitação de mudança no SIGPBF.

OBSERVAÇÃO: Somente serão aceitas as cópias das documentações do prefeito autenticadas pelo cartório ou carimbadas com a assinatura e matrícula de um servidor estável da prefeitura. Documentações sem autenticação ou com a cópia das autenticações não serão aceitas.

ATENÇÃO: A consulta da solicitação de mudança de Gestor Municipal estará disponível a partir do Menu Estados e Municípios > Municípios > Consultar Mudança de Gestor Municipal onde abrirá a tela “Pesquisar Solicitação de Mudança”. Esta tela apresentará a lista com as principais informações das solicitações já realizadas e a possibilidade de visualizar os motivos que resultam no status de cada solicitação realizada.

Caso a senha seja desativada, como o usuário poderá regularizar seu acesso?

Para os usuários municipais, basta que o Gestor Municipal, ao acessar o Aplicativo Controle de Acesso, faça a ativação dos usuários e associe o perfil adequado a estes.

Como proceder, quando ocorrer bloqueio da senha de acesso ao sistema?

Caso o usuário tente acessar o sistema com login e senha incorretos, depois de cinco tentativas consecutivas de acesso, a conta de usuário apresentará situação “inativa”. Neste caso, a reativação deve ser feita pelo Administrador Local (Gestor Municipal) ou Federal.

Caso o usuário faça um login correto antes de efetivar as cinco tentativas consecutivas com erro, o sistema zerará a contagem de tentativas.

Caso o usuário desative sua conta por excesso de logins errados, o sistema enviará um e-mail ao endereço cadastrado, informando esta situação.

Para os usuários municipais, basta que o Gestor Municipal, ao acessar o Aplicativo Controle de Acesso, faça a ativação dos usuários e associe o perfil adequado a estes.

ATENÇÃO: Ainda que a conta do usuário apresente a situação “ativa” no Controle de Acesso, é necessário verificar se o prazo do bloqueio automático/programado já expirou, caso isso tenha ocorrido seguir as seguintes orientações:

1 – Se o usuário for técnico municipal, deverá procurar o(a) gestor(a) para prorrogar o prazo de bloqueio automático/programado;

2 – Se o usuário for o gestor municipal, é necessário que o operador, de posse dessas informações, repasse a demanda para o terceiro nível da SENARC (através de registro de Informação Não Encontrada) que, por sua vez, providenciará a prorrogação do prazo para bloqueio automático/programado no SIGPBF.

Quais são os passos a seguir caso o usuário deseje alterar a sua senha de acesso ao SIGPBF?

Para realizar a mudança da senha de acesso ao sistema, o usuários deverá acessar o menu principal, localizado na barra superior do sistema, o link Administrativo > Controle de Acesso > Alterar Senha.

Nesse momento, o sistema abrirá uma tela solicitando a informação sobre a Senha Atual e a Nova Senha que deseja cadastrar. Os três campos deverão ser preenchidos e , após este procedimento, clicar em Salvar.

ATENÇÃO: O usuário deverá observar as regras definidas para o cadastro da nova senha, tais como: a senha deve ter de seis a doze dígitos e deverá, obrigatoriamente, haver ao menos uma letra maiúscula, uma minúscula, e um numeral (não necessariamente sequenciais).

ATENÇÃO: Os usuários não poderão alterar a senha de nenhum outro usuário.

Qual a função da ferramenta administrativa denominada “Bloqueio Automático”?

Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema, e a partir da data especificada, o acesso do usuário cadastrado será bloqueado. Isto ocorrerá também, quando o usuário deixar de acessar o sistema por mais de três meses após o seu cadastro.

Na criação de um novo usuário, a data inicialmente proposta no “Bloqueio Automático” é a data da inclusão mais três meses. Assim, o login tem data de vencimento configurada no momento da criação ou da atualização da conta do usuário. Cada vez que o usuário logar o sistema, a data de “Bloqueio Automático” será prorrogada automaticamente por um ano ou de acordo com o prazo definido pelo Administrador Federal.

O login no sistema não será mais possível depois do vencimento desta data. Neste caso, a conta de usuário estará “inativa”. Esta situação será indicada pelo sistema com a mensagem: “O acesso a sua conta venceu por inatividade. Por favor, entre em contato com o administrador do sistema.”

Qual a função da ferramenta administrativa denominada “Bloqueio Programado”?

A ferramenta “Bloqueio Programado” permite o cadastramento de uma data de vencimento da conta do usuário. Esta data pode ser configurada pelo Administrador Local ou Federal, porém o preenchimento deste campo não é obrigatório.

Este campo é utilizado para estipular o prazo de validade do cadastro. O preenchimento deste campo é recomendado para usuários que terão prazo determinado de acesso ao sistema.

ATENÇÃO: Caso o login da conta tenha sido configurado no “Bloqueio Programado”, após a data cadastrada, a conta será desativada automaticamente, apresentando a seguinte mensagem na tentativa de se efetuar login ao sistema: “O seu prazo de acesso venceu. Por favor, entre em contato com o administrador do sistema”.

Como o município poderá liberar o acesso ao SIGPBF para novos usuários?

Na funcionalidade “Manter Usuário”, o gestor fará além do cadastro do usuário para acesso ao sistema, a definição do perfil que o usuário terá no SIGPBF. Podendo ainda, consultá-lo, incluí-lo, alterá-lo e/ou inativá-lo.

Para efetuar o cadastro, com o perfil de Técnico Municipal, o gestor deverá clicar no menu Portal SIGPBF > Administrativo > Controle de Acesso > Manter Usuário.

Após a seleção “Manter Usuário”, o sistema apresentará a tela ”Pesquisar Usuários” com todos os usuários cadastrados no município, onde serão apresentadas as seguintes opções:

a)    Consultar usuário a partir do preenchimento de um ou mais campos da área “Pesquisar Usuários” clicando no botão “pesquisar”

b)    Incluir um novo usuário clicando no botão “novo”

c)    Atualizar ou alterar os perfis de usuários já cadastrados clicando no botão “editar”. Ao clicar no botão “editar” o sistema apresentará a tela “Alterar Usuário”.

Ao término do preenchimento dos campos da tela incluir usuário ou alterar usuário, o gestor deverá clicar no botão “salvar”. Caso todos os dados estejam válidos, o sistema gera a mensagem de êxito “Registro gravado com sucesso”.

ATENÇÃO: na opção “Manter Usuário”, conforme as ações disponibilizadas poderão ser efetuadas a Consulta, Alteração e/ou inativação do Usuário.

ATENÇÃO: O cadastro de usuário possui as seguintes regras a serem observadas:

  • O sistema gerará quatro sugestões de login que não conflitam com logins existentes, usando elementos do nome (por exemplo, primeiro nome, último nome, primeiro sobrenome, último sobrenome, letras iniciais) escolhidos aleatoriamente. Os logins sugeridos terão no mínimo seis (6) letras. No caso de nenhuma das opções oferecidas atender a necessidade do Administrador Local, é possível optar por gerar quatro novos logins.
  • Apenas um usuário pode ser cadastrado por CPF.
  • O Administrador Local pode pesquisar ou exibir apenas usuários do mesmo órgão ou de outros órgãos em que o próprio administrador está vinculado.
  • O Administrador Local pode criar usuários e atribuir apenas órgãos disponíveis para eles.
  • O Administrador Local pode atribuir aos usuários apenas os perfis com permissões que ele mesmo tem.
  • O e-mail do usuário deve ser repetido em dois campos diferentes no ato do cadastro. Se os dois campos não conferirem, o cadastro não será aceito.
  • Apenas o próprio usuário pode alterar a sua senha no sistema. Caso ocorra algum problema com esta solicitação, outros usuários com perfis mais amplos é que terão acesso a um botão “Gerar e enviar senha” por e-mail ao usuário.
  • É obrigatório o preenchimento de todos os campos que apresentam o * (asterisco).

Como o município poderá retirar o acesso ao SIGPBF de usuários que não trabalham mais com a Gestão Municipal do PBF?

Para inativar os dados de um usuário, o gestor deverá seguir o seguinte procedimento: Acessar a ferramenta “Administrativo” > “Controle de Acesso” > “Manter Usuário” > “Editar” > “Alterar Usuário”.

Nesta tela, o gestor selecionará a opção “Inativo” no campo “Situação Usuário”. Após o término das alterações, deverá clicar no botão “salvar”.

O que o (a) Gestor (a) poderá fazer caso esteja sem acesso ao SIGPBF em razão do seu e-mail estar incorreto na base de dados?

A solicitação deverá ser formalizada por ofício em papel timbrado da prefeitura à SENARC contendo, necessariamente, os dados do (a) Gestor (a) (nome completo, CPF, e-mail, telefone, município e UF), assinatura, bem como o e-mail correto para ser atualizado no sistema.

O endereço para envio do ofício pelos correios é:

Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

Avenida W3 Norte – SEPN Quadra 515, Bloco B 5º Andar - Sala 548

CEP 70770-502 – Brasília –DF

 O ofício também poderá ser digitalizado e enviado para o e-mail: gestorpbf@mds.gov.br.

Qual o procedimento a fazer quando um mesmo gestor deseje atuar, na gestão do PBF, em dois municípios concomitantemente?

A solicitação deverá ser formalizada por ofício em papel timbrado da prefeitura à SENARC contendo, necessariamente, os dados do (a) Gestor (a) (nome completo, CPF, e-mail, telefone, município e UF), assinatura, bem como o e-mail correto para ser atualizado no sistema.

O endereço para envio do ofício pelos correios é:

Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Secretaria Nacional de Renda de Cidadania

Avenida W3 Norte – SEPN Quadra 515, Bloco B 5º Andar - Sala 548

CEP 70770-502 – Brasília –DF

 O ofício também poderá ser digitalizado e enviado para o e-mail: gestorpbf@mds.gov.br.

Qual o procedimento a fazer caso um técnico municipal deseje atuar em outro município?

O cadastro do técnico deverá ser inativado pelo gestor do município de origem para que a gestão do município de destino possa efetuar o seu cadastro no SIGPBF.

Quais são os perfis disponíveis no SIGPBF e o que cada um representa para o sistema?

  • Perfil Público

O perfil público é acessível a todo e qualquer cidadão e não necessita de login e senha para obter informações públicas disponíveis nas telas, no menu “Estados e Municípios”, tais como:

— Informações dos Municípios ou Estados;

— Solicitar Alteração do Gestor Municipal ou do Coordenador Estadual do PBF;

—Consultar Termo de Adesão (apenas “visualizar”).

Nas abas disponíveis em cada item do menu de acesso público, o sistema permitirá a consulta ou visualização das informações públicas das Prefeituras/Estado, das Instâncias de Controle Social, bem como dos dados profissionais do gestor e a solicitação de alteração do gestor.

  • Gestor Municipal

Este perfil somente é dado pelo Administrador Federal aos Gestores Municipais assim denominados no Termo de Adesão. Este perfil permite ao usuário a navegação no sistema e o acesso a vários aplicativos, além de permitir a alteração de dados como:

— Informações sobre a institucionalização e organização das Instâncias de Controle Social (ICS);

— Dados do Prefeito;

— Cadastro;

— Associação e alteração de usuários, entre outras ações.

  • Técnico do Município – Gravação

Este perfil permite ao usuário a navegação no sistema e em várias funcionalidades, coma permissão de inclusão e alteração, como por exemplo, no Aplicativo de Adesão Municipal: o usuário com este perfil pode alterar endereços, dados da Instância de Controle Social, entre outros.

  • Técnico do Município – Consulta

Este perfil permite ao usuário a navegar no sistema e acessar vários aplicativos, porém não tem a permissão de inclusão/alteração, ou seja, apenas visualizar as informações.

  • Integrante da Instância de Controle Social – Alteração

Este perfil permite ao usuário a navegação no sistema e o acesso a vários aplicativos, como consulta. No entanto, permite alterar os dados dos membros da Instância de Controle Social, tais como: telefone e e-mail. Os demais dados poderão ser somente visualizados, não podendo ser alterados pelo usuário com este perfil.

  • Integrante do ICS – Consulta

Este perfil permite ao usuário navegar no sistema e acessar vários aplicativos como consulta, para que acompanhe a gestão do PBF no âmbito do município.

  • Coordenador Estadual – Alteração

Este perfil somente é dado pelo Administrador Federal aos Coordenadores Estaduais denominados no Termo de Adesão. Este perfil permite ao usuário a navegação no sistema e acesso a vários aplicativos, bem como a alteração de dados no Aplicativo de Adesão Estadual; nos dados de organização e institucionalização da Coordenação Intersetorial, dados do Governador, cadastro, associação de perfil e alteração de usuários relacionados ao estado, entre outras funcionalidades.

  • Coordenador Estadual – Consulta

Este perfil permite que o usuário possa navegar no sistema e acessar vários aplicativos com permissão apenas de consulta.




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