0800 707 2003
0800 707 2003

Ir para o conteúdo. Ir para a navegação

Imagem
Imagem

Programa Mais Educação

Qual a relação entre o Programa Bolsa Família e o Programa Mais Educação do Ministério da Educação - MEC?

O Programa Mais Educação do MEC é uma importante parceria da SENARC por meio do Programa Bolsa Família e visa aumentar o acesso dos beneficiários do PBF às ações de Educação Integral.

Quais os objetivos do Programa Mais Educação?

O Programa Mais Educação induz e subsidia a implantação da Educação Integral nas escolas públicas do país. O Programa tem como princípios: a articulação das disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais; a constituição de territórios educativos para o desenvolvimento de atividades de educação integral; a integração entre as políticas educacionais e sociais; e a valorização das experiências históricas das escolas de tempo integral.

As atividades a serem desenvolvidas são selecionadas pela escola a partir dos seguintes campos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; educação econômica.

Como é o processo de adesão ao Programa Mais Educação?

Para a adesão de 2012, o MEC, em parceria com o MDS, estipulou como critério central de expansão do Programa Mais Educação a seleção de escolas em que a maioria dos alunos faça parte de famílias beneficiárias do PBF.

A previsão é de que 15 mil novas escolas, dentre as instituições listadas, façam a adesão. Estima-se que entre 60% e 80% delas contarão com maioria de alunos do PBF. A meta até o final de 2014 é de que pelo menos metade de todas as escolas que ofertam educação integral por meio do Programa Mais Educação sejam aquelas com maioria de alunos do PBF. Hoje, elas representam 29% do total de escolas no Programa.

O processo de adesão das escolas teve início em novembro deste ano e a estimativa é de que seja finalizado até abril.

A contribuição dos atores responsáveis pelo Bolsa Família nos níveis federal, estadual e municipal, envolvendo os parceiros da educação da área de frequência escolar do PBF (Operadores Masters Municipais – OMMs e Coordenadores estaduais) é fundamental.

A definição de estratégias conjuntas de mobilização é necessária para garantir que as escolas com maioria de alunos membros de famílias beneficiárias do PBF sejam contempladas na expansão.

Onde localizar a lista das escolas que podem aderir ao Programa Mais Educação?

A lista das escolas que podem aderir ao Programa, com identificação de município e UF, será disponibilizada em janeiro de 2012 na área de download/upload do SIGPBF para facilitar as estratégias de articulação local.

Como o município poderá solicitar publicações do Programa Mais Educação?

Publicações sobre o Programa Mais Educação podem ser solicitadas pelo endereço eletrônico: educacaointegral@mec.gov.br.

Como obter mais informações sobre o Programa Mais Educação?

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no endereço: http://portal.mec.gov.br.

Caso a sua dúvida não tenha sido esclarecida,
envie seu e-mail clicando aqui.

Ações do documento
MDS.gov.br
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Licitaçs e Contratos Certificaçço Editais Sesan Destaques Selo Transparêia Púa
Imagem