0800 707 2003
0800 707 2003

Ir para o conteúdo. Ir para a navegação

Imagem
Imagem

CECAD

O que é a ferramenta CECAD?

O CECAD é uma ferramenta de consulta, seleção e extração de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A nova ferramenta está disponível para todos os estados e municípios do país e atenderá a crescente demanda de utilização de dados para planejamento e implantação de políticas públicas.

Qual o objetivo de sua disponibilização no SIGPBF?

A ferramenta CECAD vai permitir que seja feita a tabulação de dados a partir de frequência simples ou por meio do cruzamento de duas variáveis, utilizando informações de diversos blocos do formulário do Cadastro Único, tais como a existência de trabalho infantil, pertencimento a grupos tradicionais e específicos, cor/raça, faixa etária e renda, entre outros.

Além disso, é possível identificar pessoas incluídas no Cadastro Único a partir do nome completo e NIS (Número de Identificação Social).

Como acessar a ferramenta CECAD?

A ferramenta CECAD estará disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) - http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/sistemagestaobolsafamilia.

Para obter mais informações sobre as possibilidades de consulta do CECAD e visualizar o passo a passo, basta acessar a Instrução Operacional N°14/SENARC/SNAS/SAGI/MDS, de 19 de março de 2012 disponível no endereço: www.mds.gov.br/bolsafamilia/legislacao-1/instrucoes-operacionais/2012.

O Técnico Municipal terá acesso ao CECAD?

Nesse primeiro momento o CECAD estará disponível apenas para o Gestor Municipal e Coordenador Estadual. Os demais usuários não visualizarão a ferramenta no SIGPBF.

Quais são as funcionalidades da ferramenta CECAD?

A ferramenta apresenta quatro níveis de consulta:

a) Tabulador: Permite o cruzamento de duas variáveis do Cadastro Único e a aplicação de filtros;
b) Frequência Simples: Permite a tabulação de apenas uma variável do Cadastro Único;
c) Extrator de Dados: Permite extrair informações das famílias inscritas no Cadastro Único, em formato CSV, com alguns filtros, tais como o pertencimento a grupos tradicionais e específicos;
d) Busca Nome/NIS: Permite consultar as informações analíticas da pessoa (formulário completo). A pessoa poderá ser consultada com base nos seguintes parâmetros: Nome, NIS e/ou CPF.

O “Tabulador” e a “Frequência Simples” possibilitam uma visão agregada das características das pessoas e famílias cadastradas nos municípios, DF e estados pesquisados. O “Extrator Dados” e “Busca Nome/NIS” permite a realização de consultas detalhadas, onde a menor unidade de análise é a família ou a pessoa.
Nesta primeira versão do CECAD, há informações sobre algumas variáveis do Cadastro Único que ainda não estão disponíveis. Entretanto, o aplicativo estará em processo de aprimoramento constante a partir da avaliação e das sugestões dos usuários.

ATENÇÃO: Para garantir o sigilo das informações, cada município/estado poderá visualizar apenas os dados de sua área de abrangência.

Como proceder em caso de dúvidas e sugestões sobre a ferramenta?

Dúvidas e sugestões poderão ser encaminhadas ao MDS, no email institucional cecad@mds.gov.br.

Haverá capacitação para o uso da ferramenta CECAD?

Em breve, será disponibilizado aos gestores municipais e coordenadores estaduais um curso a distância para uso da ferramenta CECAD.

Caso a sua dúvida não tenha sido esclarecida,
envie seu e-mail clicando aqui

Ações do documento
MDS.gov.br
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Licitaçs e Contratos Certificaçço Editais Sesan Destaques Selo Transparêia Púa
Imagem