0800 707 2003
0800 707 2003

Ir para o conteúdo. Ir para a navegação

Imagem
Home > Fale com o MDS > Perguntas Frequentes > Bolsa Família > Bolsa Família > Gestor > Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF)
Imagem

Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF)

O que é o SIGPBF?

O SIGPBF é uma ferramenta de gestão destinada a todos os gestores e técnicos que atuam na execução e no acompanhamento do PBF, na esfera federal, estadual e municipal. Além disso, permite que outros grupos possam acessar as informações referentes ao Programa: os órgãos de controle, as Instâncias de Controle Social, os beneficiários, bem como os cidadãos que necessitam obter informações.

Quais os sistemas podem ser acessados por meio do SIGPBF?

O SIGPBF permitirá a obtenção de informações relacionadas às Gestões Municipais (SGI), Coordenações Estaduais, Instâncias de Controle Social, ao Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, à Gestão de Benefícios, às ações de fiscalização e controle, bem como permitirá o acesso a sistemas como o Sistema de Atendimento e Solicitação de Formulários (SASF) e o Sistema de Condicionalidades (SICON).

É um grande portal de execução de procedimentos de gestão do PBF, bem como de consulta de informações a ser disponibilizado pelo MDS a todos os envolvidos na execução e acompanhamento do Programa.

Quando estará disponível o SIGPBF?

O SIGPBF foi disponibilizado em 1º de dezembro de 2010.

Como acessar o SIGPBF?

O acesso ao SIGPBF é efetuado por meio do seguinte link: http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/sistemagestaobolsafamilia

Como obter a senha para o primeiro acesso ao SIGPBF?


O acesso ao SIGPBF pode ser efetuado de duas maneiras:
a) Acesso Público: O acesso às informações públicas do sistema poderá ser realizado por qualquer cidadão no endereço eletrônico indicado acima após a selecionar a opção desejada.
IMPORTANTE: O acesso às informações públicas não necessita de login e senha de acesso ao sistema.

b) Por meio do aplicativo de Controle de Acesso ao Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF): este aplicativo é responsável pela realização da autenticação, autorização de acesso e permissões correspondentes ao perfil do usuário.

Ele é composto das funcionalidades de inclusão, alteração e consulta de dados de usuários; inclusão, alteração, exclusão e consulta de perfis; associação de usuários a perfis de acesso, órgãos e entidades (prefeituras, estados, ministérios, etc.), entre outras.

Nesse caso, o acesso ao sistema será realizado com “Login” e “senha” específica, disponibilizados pelo MDS e encaminhados para o e-mail que foi cadastrado pelo Gestor na Central de Sistemas.

ATENÇÃO: A senha utilizada no SIGPBF não é a mesma que era utilizada para acesso à Central de Sistemas!

Como proceder se o gestor não souber o código IBGE ou não tiver a senha padrão?

O código IBGE e a senha padrão não serão mais necessários, visto que sua função era a consulta de dados da adesão municipal e a solicitação de troca de gestor que, com o SIGPBF, poderá ser efetuada com o perfil de acesso público, ou seja, sem a necessidade de login e senha.

O que o gestor deve fazer se esquecer sua senha de acesso ao SIGPBF?

O SIGPBF, além de permitir a recuperação de senha, permitirá, também, a recuperação do login, conforme veremos a seguir:

a. Para recuperar login: caso tenha esquecido seu login, clique no link “Esqueci meu login”.
Após solicitar a recuperação do seu login, o sistema abrirá a tela “Esqueci meu login”. Nesta tela, informe o CPF, o e-mail cadastrado e envie as informações clicando no botão “Enviar”. Se os dados conferirem com o cadastro, o sistema enviará o login ao email informado e cadastrado.

b. Para recuperar a senha: caso tenha esquecido a senha, clique no link “Esqueci minha senha”.
Após solicitar a recuperação da sua senha, o sistema abrirá a tela “Esqueci minha Senha”. Nesta tela, informe o CPF, o e-mail cadastrado e envie as informações clicando no botão “Enviar”. Se os dados conferirem com o cadastro, o sistema enviará o login ao e-mail informado e cadastrado.

Quais as facilidades e responsabilidades com o uso do SIGPBF?

O SIGPBF é uma ferramenta muito útil para a gestão e o acompanhamento do PBF por todas as esferas do poder público, bem como pelos órgãos de controle, ICS, beneficiários e cidadãos. Além de permitir o acesso a todas as esferas do poder público e da sociedade civil, disponibiliza a concentração de informações em um grande portal.

É um sistema auto-explicativo e amigável que não oferece dificuldades de acesso àqueles que necessitam realizá-lo.

As responsabilidades quanto ao seu acesso estão diretamente relacionadas às informações que os diversos perfis de acesso terão disponíveis, bem como na manutenção de dados atualizados e nos procedimentos de gestão do PBF que poderão ser executados diretamente no sistema.

Portanto, aqueles usuários que poderão conceder perfil de acesso a outros usuários deverão ter muita responsabilidade ao fazê-lo, assim como os que receberão esses perfis deverão ter um grande zelo por ocasião da inserção e da atualização das informações.

Quais os procedimentos para cadastramento da ICS no SIGPBF?

Há uma aba específica no módulo de adesão de municípios para a inserção e atualização dos dados da ICS e dos integrantes responsáveis pelo acompanhamento do PBF no município.

Existem perfis específicos de acesso para o presidente e membros da ICS, que permitem a eles a consulta e a alteração das informações, objetivando com que estas estejam sempre atualizadas.

Sempre que houver troca de ICS, é necessário efetuar a alteração dos dados no SIGPBF, bem como enviar a documentação à Senarc. Quando houver alteração nos integrantes, bem como nos dados cadastrais da ICS, basta efetuar a alteração no SIGPBF sem a necessidade do envio da documentação comprobatória para a Senarc.




Caso a sua dúvida não tenha sido esclarecida,
envie seu e-mail clicando aqui.
Ações do documento
MDS.gov.br
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Licitaçs e Contratos Certificaçço Editais Sesan Destaques Selo Transparêia Púa
Imagem