0800 707 2003
0800 707 2003

Ir para o conteúdo. Ir para a navegação

Imagem
Imagem

Censo SUAS - CRAS


Quem deverá preencher o questionário dos CRAS no Censo SUAS 2013?

O questionário dos CRAS deverá ser respondido apenas pelos municípios que já implantaram estas unidades, independentemente de possuírem ou não o cofinanciamento federal para as mesmas. O questionário dos CRAS coleta informações sobre a estrutura, o funcionamento e os recursos humanos destas unidades e devem ser preenchidos de acordo com o número de unidades existentes no município.

Exemplo: se o município possui cinco CRAS ele deve preencher cinco questionários, um para cada unidade.

IMPORTANTE: Todos os CRAS cadastrados no CADSUAS devem responder o questionário do Censo SUAS 2013. Caso a unidade ainda esteja em processo de implantação, ou seja, não esteja ofertando nenhum serviço ou atendendo os usuários, ela não deve ser cadastrada no CADSUAS.

As unidades inauguradas recentemente também devem preencher o questionário, inclusive aquelas que forem inauguradas durante o período de preenchimento do Censo SUAS 2013. Por exemplo, a unidade foi cadastrada no CADSUAS no dia 5 de dezembro de 2013, isso quer dizer que ela já está ofertando os serviços e, portanto, deve preencher o questionário.


Como acessar o questionário dos CRAS para preenchimento?

O questionário está disponível no seguinte endereço, http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas

Os responsáveis pelo lançamento dos dados dos questionários dos CRAS no aplicativo eletrônico devem possuir senha de acesso à rede suas com o perfil “cadsuas.municipio”.

ATENÇÃO! É importante que, após o preenchimento do questionário no sistema, o responsável imprima o documento gerado em PDF, para guarda do referido documento impresso.


Qual o prazo para preenchimento do questionário dos CRAS no Censo SUAS 2013?

 

CENSO SUAS

 

Responsável pelo preenchimento

Abertura do sistema para preenchimento online

Encerramento do prazo para preenchimento

 

CRAS

Gestores Municipais, coordenadores dos CRAS ou técnico designado com perfil de acesso no CADSUAS

30 de setembro

13 de dezembro

 

ATENÇÃO! No período de 14 a 20 de dezembro de 2013, o sistema estará aberto para verificação e retificação dos dados pelos estados, municípios e conselhos.


O que acontece se o município não preencher o questionário?

Um dos objetivos do Censo SUAS é identificar o número de unidades em funcionamento em cada município. Desta forma, o preenchimento do questionário do CRAS funciona como um mecanismo de validação do cadastro da unidade no CADSUAS. Diante disso, a Secretaria Nacional de Assistência Social interpreta que as unidades que não realizaram o preenchimento do questionário no Censo SUAS devem ser inativadas no CADSUAS até que seja comprovada sua existência, bem como o regular funcionamento de suas atividades.

Diante disso, o não preenchimento do Censo SUAS pode acarretar na suspensão do repasse de recursos relativos ao cofinanciamento federal, pois o preenchimento do Censo SUAS é a forma do município demonstrar a oferta regular dos serviços cofinanciados. Assim, se não há o preenchimento do Censo entende-se que a unidade não está em funcionamento e o repasse de recurso é suspenso, assim como a unidade é “inativada” no CADSUAS.

Outro efeito do não preenchimento do Censo SUAS é em relação ao Índice de Gestão Descentralizada do SUAS – IGDSUAS, pois no cálculo do IGD é levado em conta o indicador do CRAS do município, se não há questionário preenchido o indicador da unidade não tem como ser calculado, o que impacta negativamente no IGDSUAS.

Qual o fluxo recomendado para o preenchimento do questionário dos CRAS no Censo SUAS 2013?

Fluxo Recomendado:

1º - O Órgão Gestor ou Coordenador da Unidade acessa o aplicativo e imprime o questionário;

2º - O Coordenador da Unidade preenche o questionário;

3º - O Diretor/Coordenador da Proteção Social valida, o(a) Secretario(a) aprova e designa técnico preferencialmente da Secretaria, que possua senha de acesso à Rede SUAS, para inserir as informações no aplicativo eletrônico (caso o Coordenador da unidade tenha senha, pode ser ele o designado).

O preenchimento dos questionários das unidades no sistema eletrônico deve ser feito pelo órgão gestor municipal. Dessa forma, o questionário das unidades CRAS, CREAS, Acolhimento, Centro Pop deve ser preenchido na unidade em papel, e enviado para o órgão gestor para a inserção das informações no sistema eletrônico.


Em caso de mudança de nome do coordenador da unidade ou equipe técnica, como devo proceder?

A alteração de nomes da equipe da unidade deverá ser feita no CENSO SUAS, através do botão “Atualizar Lista de Recursos Humanos” assim como alteração de e-mail, endereço ou número de telefone.

ATENÇÃO! Caso o município deseje apenas atualizar os dados de uma unidade já existente (por exemplo, atualizar nome do coordenador, equipe, endereço, telefone), deve fazê-lo no campo correspondente, sem adicionar nova unidade.


Um CRAS foi implantado recentemente e o questionário não aparece para preenchimento. Como proceder?

Caso o município tenha implantado um CRAS novo, deve cadastrar a nova unidade no Censo SUAS através do seguinte procedimento: acesse a página do Censo com o login do município, e clique em “CRAS – Listar”, em seguida clique no campo “Inserir novo CRAS”.

Como fazer se o CRAS estiver inativo no CADSUAS?

Caso o CRAS esteja inativo, a gestão municipal deve enviar um email para vigilanciasocial@mds.gov.br solicitando a ativação.

É obrigatório o preenchimento de todos os campos que exigem a inserção de informações numéricas?

É obrigatório o preenchimento de todos os campos que exigem a inserção de informações numéricas. Para os campos cujos valores sejam nulos é necessário o preenchimento com o algarismo "0" (zero).

É preciso preencher o Registro Mensal de Atendimentos antes do questionário do Censo SUAS?

Alguns campos do questionário do CENSO correspondem aos Blocos I e II do Sistema de Registro Mensal de Atendimentos (RMA) do CRAS referente ao mês de Agosto/2013. O RMA foi instituído pela Resolução CIT nº 04/2011, e é de preenchimento obrigatório.

Caso a Unidade já tenha preenchido o formulário do RMA para o mês de agosto/2013, as informações serão automaticamente migradas para o questionário do Censo SUAS.  Caso o formulário de agosto ainda não tenha sido preenchido, o digitador será redirecionado para o sistema de preenchimento do Registro Mensal de Atendimentos.

Como posso ter certeza de que as informações preenchidas foram recebidas?

Após o preenchimento, imprima o questionário preenchido em PDF. As informações contidas no documento em PDF foram recebidas pelo MDS.

Depois de preenchido, como acessar o questionário do CRAS para impressão?

É necessário que o Secretário(a) ou coordenador(a) do CRAS ou técnico(a) que tiver o perfil acesse o endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas, e informe o login e senha para ter acesso ao arquivo em PDF.

O Administrador Titular da senha de acesso à Rede SUAS (Secretário(a) da Assistência Social), poderá delegar perfil de usuário à coordenadores e/ou técnicos, conforme necessidade e conveniência. Não tem limite de número de pessoas para delegação de perfil.

O questionário deverá ser encaminhado ao MDS em formato impresso?

Não. Os questionários não deverão ser encaminhados em hipótese alguma ao MDS em formato impresso. As informações deverão ser registradas no aplicativo informatizado e só serão aceitas neste formato.







Caso a sua dúvida não tenha sido esclarecida,
envie seu e-mail clicando aqui.




Ações do documento
MDS.gov.br
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Licitaçs e Contratos Certificaçço Editais Sesan Destaques Selo Transparêia Púa
Imagem