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SUAS - CADSUAS Institucional


O que é o CADSUAS?

O CADSUAS é o sistema de cadastro do SUAS que comporta todas as informações cadastrais dos órgãos gestores de Assistência Social, das unidades prestadoras de serviços socioassistenciais, dos fundos de Assistência Social, dos Conselhos de Assistência Social e dos trabalhadores e conselheiros que atuam no âmbito do SUAS.

Como deverão proceder, os municípios que realizaram o cadastramento de CRAS, CREAS ou Unidade de Acolhimento no CADSUAS equivocadamente?

Os municípios que realizaram o cadastramento no CADSUAS de CRAS, CREAS ou Unidade de Acolhimento equivocadamente deverão entrar em contato com o departamento de monitoramento pelo e-mail: vigilanciasocial@mds.gov.br e informar qual o registro que foi cadastrado errado, para que após análise da equipe, este cadastro seja inativado.

Qual procedimento deve ser adotado quando o município não visualizar os botões: “Salvar”, e “Adicionar”?

O gestor deve verificar se está logado na área restrita do CADSUAS, uma vez que é possível entrar na opção de consulta pública ou ter perfil apenas de “consulta”, o não permite a ação de “salvar” e “adicionar”.

Caso o gestor tenha entrado na área restrita e não visualize os referidos botões, deverá encaminhar e-mail com o print das telas para: rede.suas@mds.gov.br.

Como o município deverá proceder quando houver mudança do CNPJ do Fundo Municipal de Assistência Social?

Para alterações de CNPJ do cadastro do Fundo Municipal de Assistência Social, enviar solicitação por Ofício para o Fundo Nacional de Assistência Social/FNAS, para o e-mail: cgeof.fnas@mds.gov.br ou pelo correio para o endereço abaixo:

Edifício SEDE do Fundo Nacional de Assistência Social, SAF, quadra 02, Bloco H Lote 08 Sala 109 – DEP: 70.070-600 / Brasília/DF.

O sistema aceita o cadastramento de mais de um órgão com o mesmo CNPJ?

Não.

Quem pode operacionalizar o CADSUAS?

O aplicativo é operacionalizado pelo MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pelas Secretarias estaduais e municipais.

Como acessar o CADSUAS?

O aplicativo CADSUAS tem dois módulos:

1) Consulta Externa - consulta pública dos dados. Não é necessário ter senha para acessar. O usuário pode apenas visualizar as informações. Não é permitido alterar os dados.

2) Consulta Restrita, que é o módulo de informação - aplicativo que contém informações de cadastro do SUAS.

O acesso ao CADSUAS se dará pelo link: http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas/. Ao acessá-lo, a página exibirá a consulta pública dos dados constantes no CADSUAS.

Para entrar no aplicativo, clique em "Acessar área restrita" no canto inferior esquerdo da tela.

Ao clicar, automaticamente, será aberto o SAA - Sistema de Autorização e Autenticação, por onde deve se dar o acesso ao espaço restrito do gestor de cada município, estado ou Distrito Federal.

Quais são as abas constantes no aplicativo do CADSUAS?

1) Cadastro referente a rede socioassistencial (CRAS, CREAS e Unidade de Acolhimento);

2) Cadastro dos órgãos governamentais; e

3) Cadastro de trabalhadores do SUAS - referente aos recursos humanos do SUAS.

IMPORTANTE: É necessário atualizar sempre os campos referentes ao cadastro dos órgãos governamentais.

Quais são os perfis de acesso ao CADSUAS?

Os perfis de acesso para atualização dos dados no sistema são para o gestor do Órgão Gestor e para os Conselhos de Assistência Social, dos Estados, Municípios e DF.

Os demais interessados, envolvidos em algum nível de gestão da assistência social podem acessar as informações por meio da consulta pública ou consulta externa no site do MDS.

IMPORTANTE: As informações inseridas no CADSUAS estão relacionadas entre si e serão utilizadas para os outros aplicativos da Rede SUAS como Plano de Ação, Demonstrativo Físico Financeiro (prestação de contas) e outros aplicativos utilizados na gestão da assistência social.

É possível ter acesso às informações de outros municípios no CADSUAS?

Sim. Os municípios têm acesso à visualização de algumas informações de outros municípios. No entanto, nenhum dado pode ser alterado.

É possível excluir dados do CADSUAS?

O CADSUAS não permite excluir os dados que uma vez foram cadastrados. Eles podem ser inativados.

OBS: Na aba “Recursos Humanos” aparece a opção “excluir”. No entanto, essa opção apenas desvincula a pessoa cadastrada à unidade a qual foi ligada. Mas as informações dela são mantidas no banco de dados do sistema.

Onde encontrar os manuais do aplicativo CADSUAS?

O manual, a Instrução Operacional e a Portaria nº 430, de 03 de dezembro de 2008 estão disponíveis no site do MDS: http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/redesuas/cadsuas.

Como o município deverá proceder quando houver mudança no CNPJ do Conselho?

O município deverá primeiramente desativar o Conselho com o CNPJ inativo e em seguida adicionar o Conselho com o novo CNPJ, pois o sistema aceita somente um Conselho ativo.

Como proceder quanto há mudança de Secretário ou Conselheiro Presidente?

Em caso de mudança de Secretário (a) de Assistência Social/Conselheiro Presidente é necessário primeiramente atualizar o CADSUAS. Essa atualização consiste em:

- Realizar o cadastro do (a) novo (a) Secretário (a) de Assistência Social/ Conselheiro Presidente no menu “Pessoa Física” preencher todos os dados obrigatórios (sinalizados por asterisco) e o e-mail;

- Vincular o (a) novo Secretário (a) de Assistência Social/Conselheiro Presidente no menu “Órgãos Governamentais > Órgão Gestor/Conselho” aba “Recursos Humanos” com o cargo de Secretário(a) de Assistência Social/Conselheiro Presidente, a data de mandato vigente (início e fim informados);

- Vincular também na aba “Recursos Humanos” quem será indicado como Administrador Adjunto.

No link http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/redesuas/informes encontra-se material de apoio para Atualização do CADSUAS.

Após efetuar a atualização, o Administrador Adjunto do Órgão Governamental em questão (Órgão Gestor ou Conselho) deverá acessar o link http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web com o seu login e senha. Depois da autenticação de senha o sistema apresentará uma mensagem solicitando a indicação do Administrador Titular.

Caso o Órgão Governamental (Órgão Gestor ou Conselho) não possua Administrador Adjunto, o sistema criará automaticamente o acesso do Titular, e se em 48 horas o e-mail da Rede SUAS com login e senha não chegar orienta-se que seja encaminhado e-mail para rede.suas@mds.gov.br informando a troca do Secretário (a) de Assistência Social/Conselheiro (a) Presidente, sinalizando que o CADSUAS já foi atualizado e o Administrador Titular ainda não recebeu a senha.

Como cadastrar os Conselheiros no CADSUAS?

Para adicionar novos cadastros nas abas é necessário que se faça primeiramente a consulta na página clicando na “lupa”.

Em seguida, irá aparecer uma página de “Pesquisar Pessoas, com nome ou CPF.

Caso não encontre a pessoa por nome ou CPF é necessário clicar em “Adicionar” para cadastrar os dados necessários. Na parte inferior da tela as opções “Avançar”, “Salvar” e “Voltar” estarão disponíveis. Para salvar as alterações deve-se clicar em Salvar”.

Caso a pessoa seja encontrada devem-se editar os dados clicando em “Editar”.

Nesse caso quando a pessoa é selecionada, aparecerá uma tela com os botões “Salvar”, “Cancelar” e “Voltar”. Nessa tela os dados podem ser alterados ou adicionados. Em seguida, deve-se clicar em “Salvar”.

ATENÇÃO! Para que os dados possam migrar para aba “Recursos Humanos”, solicitamos fazer a busca do nome clicando na lupa e quando encontrada clicar em “Selecionar”.

Lembramos ainda que é importante que seja definido somente um Conselheiro(a) Presidente, um vice-presidente e um Secretário Executivo.

Como proceder no caso da conselheira nova estar inserida com o CPF da conselheira antiga?

O procedimento é buscar por meio da lupa o CPF da conselheira antiga, em seguida clicar em editar e alterar as informações que não estão corretas, como nome, data de nascimento, entre outras. O próximo passo é inserir as informações da nova conselheira por meio do botão adicionar.

Qual a diferença entre responsável e responsável atual?

No caso do Conselho, o responsável atual é quem está como presidente do Conselho. Nesse caso, o sistema solicita a data do mandato.

Qual o procedimento para atualização do prefeito?

Deve-se primeiramente fazer a busca por meio do CPF do novo prefeito. Se for encontrado, o município deverá selecioná-lo como prefeito e colocá-lo como responsável. Caso não seja encontrado, deve-se seguir o procedimento de adicionar uma nova pessoa.

Como vincular uma pessoa a um Órgão?

Ao acessar o CADSUAS, o usuário verá a consulta pública dos dados constantes no sistema.

Clique em acessar área restrita, no canto inferior esquerdo da tela, ao lado da imagem do cadeado.

Ao acessar a área restrita, será direcionado para o SAA - Sistema de Autenticação e Autorização de usuários.

A primeira tela exibida será a de “login:

Preencha os dados de Usuário e Senha e clique em “Acessar”.

Todos os campos são obrigatórios.

Para a vinculação em qualquer um dos itens do menu Órgãos Governamentais (Conselho, Fundo,Prefeitura, Governo Estadual, Órgão Gestor e Outros) deverá seguir os mesmos passos.

- Clicar no menu Órgão Governamentais / Órgão Gestor (ou um dos outros itens desse menu).

- Na tela seguinte, selecionar os itens: UF e Município.

- No item Situação selecionar a opção Ativo e depois clicar no botão “pesquisar”.

Observação: Não é necessário preencher as demais informações, como Nome ou CNPJ. Recomendamos selecionar apenas os itens obrigatórios, que são os que encontram-se com o asterisco (*).

- A próxima imagem mostra o retorno da pesquisa, a qual trará a relação do Órgão Gestor cadastrada para o município.

- Após o retorno da pesquisa, clicar na opção Editar (imagem do lápis) para verificar todas as informações cadastrais.

- Após o retorno da pesquisa, clicar na opção Editar (imagem do lápis) para verificar todas as informações cadastrais.

- A primeira aba apresentada é chamada de Identificação.

- A segunda aba apresentada é chamada de Endereço.

Orientamos verificar se os dados cadastrados nesta aba estão corretos, observando também o e-mail e telefone do órgão em questão. Caso necessário deve-se atualizar e salvar as informações.

A terceira aba apresentada é chamada Recursos Humanos. É nesta aba que será feita a vinculação e/ou atualização das pessoas que pertencem ao órgão.

- Para alterar alguma informação de uma pessoa já cadastrada nesta aba, clicar em editar (imagem do lápis) e fazer as alterações necessárias.

Caso a pessoa já não pertença mais ao órgão em questão, deve-se atualizar a data de fim de “mandato” desta pessoa (clicar no item editar – desenho do lápis - e preencher o campo fim de mandato) e depois clicar no item excluir (desenho da lixeira). A pessoa deixará de aparecer nesta relação e aparecerá no item “visualizar histórico de exclusão”.

Observação: Mesmo depois de excluída desta aba, o cadastro da pessoa permanecerá na base de dados do CADSUAS, no item “Pessoa Física”.

- Para cadastrar uma pessoa ao órgão, clicar no desenho da lupa ao lado do campo “NOME”.

- Abrirá uma tela para pesquisar a Pessoa Física através do nome ou CPF; preencher apenas com uma das informações, de preferência com o CPF. Após preencher o campo, clicar no botão pesquisar.

- Caso a pessoa já esteja cadastrada na base de dados do sistema, abrirá nesta mesma tela um quadro com os itens CPF, Nome, Sexo, Selecionar e Editar.

- Se a pesquisa retornar com os dados corretos, clique no item SELECIONAR (imagem da pastinha).

- Após isso, a janela será fechada e as informações aparecerão no cadastro da aba Recursos Humanos do Órgão Gestor no CADSUAS.

- Preencher os campos obrigatórios: Cargo, Carga horária e Vínculo institucional. É importante também preencher a data de início e fim de mandato, para que a informação esteja sempre atualizada e migre corretamente para os sistemas que utilizam estas informações.

- Após este preenchimento, clicar no botão Adicionar.

- Se a pessoa não estiver cadastrada no CADSUAS, após realizar a pesquisa através da lupa, retornará com a mensagem “nenhuma pessoa foi encontrada”. Com isto, clicar no botão Adicionar.

- O sistema direcionará para o cadastro de Pessoa Física.

- Preencher todos os campos da primeira aba “Informação” é importante colocar o e-mail pessoal no campo "E-mail” e clicar no botão avançar.

- Preencher todos os campos da segunda aba “Endereço para contato” e clicar no botão salvar.

Após o cadastro da pessoa física, seguir os passos acima, para a vinculação desta pessoa ao órgão.

Como realizar a atualização e correção de dados no CADSUAS para recebimento da senha?

Para realizar a atualização e correção de dados no CADSUAS para recebimento da senha é necessário seguir os seguintes passos:

1. Acesse o link: http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas/

2. Acesse a área restrita utilizando os atuais login e senha;

3. Clique em “Pessoa Física” e digite o CPF da pessoa que deseja verificar os dados;

4. Clique em Pesquisar;

5. O sistema exibirá o nome da pessoa. Clique em Editar;

6. Será exibida uma janela com os dados da pessoa pesquisada, verifique principalmente se existe algum e-mail registrado e se está escrito corretamente.

7. Clique em “Salvar‟.

Como realizar a atualização de dados do Conselho e Secretaria no CADSUAS?

Para atualizar os dados do Secretário/Presidente do Conselho no CADSUAS é necessário seguir os seguintes passos:

1. Acesse o link: http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas

2. Acesse a área restrita utilizando os atuais login e senha;

3. Clique em “Pessoa Física” e digite o CPF da pessoa que deseja verificar os dados;

4. Clique em Pesquisar;

5. O sistema exibirá o nome da pessoa. Clique em Editar;

6. Será exibida uma janela com os dados da pessoa pesquisada, verifique principalmente se existe algum e-mail registrado e se está escrito corretamente. Além disso, o RG deve conter apenas números;

7. Caso tenha modificado ou acrescentado algum dado, clique em “Salvar‟.

2ª ETAPA DA ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO: Após atualizar os dados do Secretário/Presidente do Conselho é necessário garantir que esta pessoa esteja vinculada na Secretaria ou Conselho de Assistência Social. Para realizar essa vinculação siga os seguintes passos:

1. Clique em “Órgãos Governamentais” e depois “Conselho/Órgãos Governamentais”;

2. Selecione o seu Estado e Município;

3. Clique em Pesquisar;

4. O sistema exibirá o nome do Conselho/Secretaria. Clique em “Editar”;

5. Caso o atual presidente/secretário não esteja cadastrado clique no símbolo (lupa) que se encontra ao lado do campo “Nome”.

6. Será exibida uma janela para pesquisa de trabalhadores já cadastrados no CADSUAS. Basta digitar o CPF e clique em “pesquisar”;

7. Caso já tenha sido cadastrado no sistema o nome será exibido ao lado de duas caixinhas com as opções “editar” e “selecionar”. Clique em “Selecionar”.

8. Caso a pessoa não tenha sido anteriormente cadastrada no CADSUAS clique em “Adicionar” (na tela de pesquisa do CPF) e inclua o profissional. Depois que terminar de cadastrar o profissional repita a pesquisa;

10. As informações do profissional serão exibidas na aba de recursos humanos, onde deverão completar as informações de “Cargo/Função”, “Carga Horária”, “Vínculo Institucional” e “Início do Exercício da Função”;

11. Clique em “Salvar”.

Depois que receber o e-mail da Rede SUAS com a nova senha, acesse o link http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web e siga as instruções para validação de acesso aos sistemas.

Como verificar se os dados da pessoa estão devidamente cadastrados no CADSUAS?

Para verificar se os dados da pessoa estão devidamente cadastrados no CADSUAS é necessário seguir os seguintes passos:

1. Acesse o link: http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas/

2. Acesse a área restrita do CADSUAS utilizando os atuais login e senha;

3. Clique em “Pessoa Física” e digite o CPF da pessoa que deseja verificar os dados;

4. Clique em “Pesquisar”;

5. O sistema exibirá o nome da pessoa. Clique em “Editar”;

6. Será exibida uma janela com os dados da pessoa pesquisada, verifique principalmente se existe algum e-mail registrado e se está escrito corretamente.

7. Clique em “Salvar”.

Contudo, para agilizar os procedimentos de análise dos documentos e da própria atualização das informações no CADSUAS, os municípios podem encaminhar os documentos acima relacionados digitalizados para o e-mail: cgeof.fnas@mds.gov.br.

Por que o botão “Finalizar” da aba CRAS e CREAS não está disponível?

O botão "Finalizar"  para o cadastro dos CRAS e CREAS no sistema CADSUAS foi desativado. O botão que deve ser considerado é o “Salvar”.  Desta forma, ao salvar os registros, será exibida a informação “Em Atualização", o que significa que operação foi concluída com sucesso.

A aba “Características Gerais” está indisponível para todos os municípios.



 
   
 
 
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