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Centro POP – Recursos Humanos


Qual deve ser a composição da equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua?

Recomenda-se como equipe de referência para uma capacidade de acompanhamento no Centro POP a 80 (oitenta) casos (famílias ou indivíduos/mês) a seguinte composição:

 

Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Capacidade de Acompanhamento

80 casos (famílias ou indivíduos/mês)

01 Coordenador (a)

02 Assistentes Sociais

02 Psicólogos (as)

01 Técnico de nível superior, preferencialmente com formação em Direito, Pedagogia, Antropologia, Sociologia ou Terapia Ocupacional

02 Auxiliares Administrativos

 

Caberá ao Órgão Gestor Local avaliar a necessidade de agregar outros profissionais, inclusive estagiários e facilitadores de oficina. Pessoas em processo de saída das ruas também poderão contribuir com suas experiências e vivências na realização das atividades do Centro POP, a exemplo da facilitação das oficinas.

A equipe de referência disposta no quadro acima deverá ser redimensionada e ampliada quando necessário, considerando-se: demanda por atendimento; serviços ofertados e capacidade de atendimento da Unidade.

Para a composição da equipe, faz-se imprescindível a priorização de profissionais com perfil e habilidades para o desenvolvimento do trabalho social com pessoas em situação de rua. O coordenador deverá, preferencialmente, exercer função exclusiva, tendo em vista o grau de responsabilidade e desempenho de suas atribuições no âmbito da Unidade.

Qual deve ser o perfil do Coordenador do Centro POP? Quais são suas principais atribuições?

Perfil

     Escolaridade de nível superior;

     Experiência na área social, em gestão pública e coordenação de equipes;

     Experiência e conhecimentos sobre população em situação de rua;

     Conhecimento das normativas e legislações referentes à política de Assistência Social e às pessoas em situação de rua;

     Habilidade para comunicação, coordenação de equipe, mediação de conflitos, organização de informação, planejamento, monitoramento e acompanhamento de serviços.

Principais Atribuições

     Articular, acompanhar e avaliar o processo de implantação do Centro POP e seu (s) serviço (s), quando for o caso;

     Coordenar as rotinas administrativas, os processos de trabalho e os recursos humanos da Unidade;

     Participar da elaboração, do acompanhamento, da implementação e avaliação dos fluxos e procedimentos adotados, visando garantir a efetivação das articulações necessárias;

     Coordenar a relação cotidiana entre o Centro POP e as demais Unidades e serviços socioassistenciais, especialmente com os serviços de acolhimento para população em situação de rua;

     Coordenar o processo de articulação cotidiana com as demais políticas públicas e órgãos de defesa de direitos, recorrendo ao apoio do órgão gestor, sempre que necessário;

     Definir com a equipe, a dinâmica e os processos de trabalho a serem desenvolvidos na Unidade;

     Discutir com a equipe técnica, estratégias e ferramentas teórico-metodológicas que possam qualificar o trabalho;

     Coordenar a execução das ações, assegurando diálogo e possibilidades de participação dos profissionais e usuários;

     Coordenar o acompanhamento do (s) serviço (s) ofertado, incluindo o monitoramento dos registros de informações e a avaliação das ações desenvolvidas;

     Coordenar a alimentação dos registros de informação e monitorar o envio regular de informações sobre a Unidade ao órgão gestor;

     Identificar as necessidades de ampliação do RH da Unidade ou capacitação da equipe e informar ao órgão gestor de Assistência Social;

     Contribuir para avaliação, por parte do órgão gestor, dos resultados obtidos pelo Centro POP;

     Participar das reuniões de planejamento promovidas pelo órgão gestor de Assistência Social e representar a Unidade em outros espaços, quando solicitado;

     Coordenar os encaminhamentos à rede e seu acompanhamento.

 

Qual deve ser o perfil dos técnicos de nível superior da equipe do Centro POP? Quais são suas principais atribuições?

Técnico de nível superior

Perfil

     Escolaridade mínima de nível superior;

     Conhecimento das normativas e legislações referentes à política de Assistência Social e às pessoas em situação de rua;

     Conhecimento da rede socioassistencial, das demais políticas públicas e órgãos de defesa de direitos;

     Conhecimentos teóricos, habilidades e domínio metodológico necessários ao desenvolvimento de trabalho social com pessoas em situação de rua;

     Conhecimentos e desejável experiência em trabalho em equipe interdisciplinar, trabalho em rede e no atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.

Principais Atribuições

     Acolhida, escuta qualificada, oferta de informações e orientações;

     Elaboração, com os usuários, do Plano de Acompanhamento Individual e/ou Familiar, considerando as especificidades e particularidades do acompanhamento especializado de cada usuário;

     Realização de acompanhamento, por meio de metodologias e técnicas individuais e coletivas que contemplem as demandas identificadas;

     Realização de visitas domiciliares a familiares e/ou pessoas de referência, sempre que possível, com vistas ao resgate ou fortalecimento de vínculos;

     Articulações, discussões, planejamento e desenvolvimento de atividades com outros profissionais da rede, visando ao atendimento integral dos usuários atendidos e qualificação das intervenções;

     Realização de encaminhamentos monitorados para a rede socioassistencial, das demais políticas públicas e órgão de defesa de direito;

     Participação nas atividades de capacitação e formação continuada;

     Participação nas reuniões para avaliação das ações e resultados atingidos no (s) Serviço (s) e planejamento das ações a serem desenvolvidas; definição de fluxos de articulação; estabelecimento de rotina de atendimento e acolhida dos usuários; organização dos encaminhamentos, fluxos de informações e procedimentos;

     Estímulo à participação dos usuários na definição das ações desenvolvidas ao longo do acompanhamento;

     Alimentação de sistema de informação, registro das ações desenvolvidas e planejamento das atividades a serem desenvolvidas;

     Relacionamento cotidiano com a rede, tendo em vista o melhor acompanhamento dos casos.

 

Quais temas podem compor ações de capacitação e educação permanente para os profissionais do Centro POP?

Dentre outros, sugere-se os seguintes temas:

     Legislações e normativas vigentes na área de Assistência Social, direitos humanos, política nacional para população em situação de rua e programas de transferência de renda;

     Direitos e cidadania;

     Relações familiares e violência intrafamiliar;

     Trabalho social com famílias em situação de risco pessoal e social;

     Mapa de rede familiar e social;

     Inclusão de pessoas em situação de rua no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;

     Trabalho em rede e trabalho e em equipe;

     Coordenação de grupos;

     Busca ativa e metodologias para abordagem social;

     Organização e atendimento nos Serviços de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua;

     Pobreza e exclusão social;

     Violência urbana;

     Diversidade étnico-racial;

     Gênero e orientação sexual;

     Protagonismo e associativismo;

     Trabalho, geração de renda e inclusão social;

     Segurança alimentar e nutricional;

     Saúde;

     Álcool e outras drogas;

     Arte, cultura e lazer;

     Gestão do trabalho.




 
 
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